Home - Economia - Espírito Santo avança no desenvolvimento sustentável da cafeicultura com integração...

Espírito Santo avança no desenvolvimento sustentável da cafeicultura com integração ao Programa Café Produtor de Água

13 de agosto de 2025

Espírito Santo avança no desenvolvimento sustentável da cafeicultura com integração ao Programa Café Produtor de ÁguaFoto: Divulgação

A cafeicultura é um dos pilares econômicos e culturais do Espírito Santo. Pensando nisso, o Estado deu um importante passo para garantir sua preservação e a continuidade dessa atividade ao integrar os programas estaduais ao Programa Café Produtor de Água, coordenado pelo Conselho Nacional do Café (CNC).

Nesta segunda-feira (11), na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Café Produtor de Água, entre o Conselho Nacional do Café, o Governo do Estado, o Sistema OCB/ES e as cooperativas Cooabriel, Nater Coop, Cafesul e Sicoob ES.

Com esse acordo, o Programa Reflorestar, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Café do Espírito Santo, conduzido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), passam a integrar oficialmente o Programa Café Produtor de Água, ampliando as ações ambientais e de sustentabilidade da cafeicultura capixaba.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, essa integração reforça o compromisso do Governo do Espírito Santo com uma cafeicultura sustentável, assegurando um futuro próspero para os produtores e para os recursos naturais.

“A água é um dos recursos mais preciosos para a agricultura do Estado. Cerca de dois terços do nosso território enfrentam balanço hídrico negativo, e as mudanças climáticas intensificam ainda mais esse desafio. Por isso, investir na preservação dos recursos hídricos e na gestão integrada do armazenamento de água é fundamental”, ressaltou o secretário Enio Bergoli.

O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, o segundo maior produtor de café (considerando as variedades arábica e conilon) e o terceiro maior produtor de café arábica, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Acordos de cooperação como este atendem à crescente demanda da sociedade por práticas sustentáveis na cadeia produtiva do café e posicionam o Estado como referência nacional em sustentabilidade da cafeicultura.

Programa Reflorestar

O Programa Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Estado que visa promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, gerando oportunidades e renda para o produtor rural e estimulando a adoção de práticas sustentáveis no uso do solo.

Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Café do Espírito Santo

Iniciativa estratégica da Seag, voltada para a valorização, modernização e consolidação da cafeicultura capixaba como uma das mais relevantes do mundo em qualidade, diversidade e sustentabilidade. O programa contempla ações integradas que promovem a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica, a valorização social dos produtores e a agregação de valor aos cafés capixabas.

Programa Café Produtor de Água

Criado em 2021 pelo Conselho Nacional do Café, o Programa tem como objetivo promover a sustentabilidade na cafeicultura, com foco na conservação da água e na revitalização ambiental das bacias hidrográficas onde o café é cultivado.

A integração desses programas fortalece o compromisso do Espírito Santo com uma cafeicultura sustentável, unindo preservação ambiental e desenvolvimento rural para garantir um futuro promissor ao setor.



banner
banner