Home - Polícia - Espírito Santo alcança 500 prisões por meio da tecnologia de...

Espírito Santo alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

11 de novembro de 2025

Espírito Santo alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facialFoto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado alcançou a marca de 500 prisões realizadas com o apoio da tecnologia de reconhecimento facial no Espírito Santo. Os mandados foram cumpridos em vias de grande circulação e nos coletivos do sistema Transcol, onde câmeras com a tecnologia estão instaladas, com a atuação integrada de policiais militares, civis e guardas municipais.

“Chegamos a essa marca expressiva de prisões realizadas com o apoio do reconhecimento facial. É a tecnologia sendo usada de forma responsável para qualificar a ação policial, reduzir a impunidade e retirar de circulação pessoas que respondem por crimes graves. Esse é um resultado que vem de planejamento, investimento e integração das nossas forças de segurança. Estamos fortalecendo a capacidade do Estado de proteger o cidadão com inteligência e eficiência”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Com o investimento em tecnologia de ponta pelo Governo do Estado, aliado à criação de protocolos e operações específicas, as forças de segurança têm retirado de circulação criminosos procurados por crimes graves. Entre os casos, destacam-se tráfico de drogas (104), roubo (88), homicídio (66), furto (24) e estupro (21).

“Esse é um recado claro aos criminosos: no Espírito Santo não há espaço para a impunidade. Vamos seguir evoluindo com investimentos, integração e inteligência para avançarmos ainda mais. Nossas forças de segurança estão valorizadas, empenhadas e equipadas. Os números mostram isso com a redução de homicídios e outros indicadores de violência. Temos mais policiais nas ruas, com a maior recomposição de efetivo da história da Polícia Militar e concurso aberto para contratar mais de mil policiais civis. Vamos seguir trabalhando para tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, destacou o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente, Ricardo Ferraço.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou que a tecnologia contribui diretamente para o combate à impunidade, além de aumentar a segurança das equipes durante as abordagens.

“A câmera não prende ninguém, mas ela nos ajuda muito ao identificar e reconhecer um foragido. Criamos um protocolo de abordagem em que a pessoa só é conduzida após o policial ter 100% de certeza da identificação. Com isso, evitamos injustiças e combatemos a impunidade. Pessoas que estavam há anos sem cumprir a pena, circulando livremente, agora estão atrás das grades. É um investimento que eleva a Segurança Pública do Espírito Santo a um novo patamar”, explicou Damasceno.

Atualmente, mais de 700 câmeras estão em funcionamento, transmitindo imagens em tempo real para o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Secretaria da Segurança Pública. As informações são repassadas diretamente às equipes em campo, aumentando a eficiência das operações e a sensação de segurança da população.



banner
banner