Home - Geral - Espírito Santo: 26 casos confirmados; Exército, Marinha e Forças de...

Espírito Santo: 26 casos confirmados; Exército, Marinha e Forças de Segurança nas ruas

21 de março de 2020

O governador Renato Casagrande anunciou, neste sábado (21), novas medidas de

Espírito Santo: 26 casos confirmados; Exército, Marinha e Forças de Segurança nas ruasFoto: Reprodução/Twitter

O primeiro final de semana do outono foi marcado por ruas vazias, estabelecimentos comerciais fechados e moradores trancados dentro de casa.

Parte da população atendeu ao apelo do governador do Estado, Renato Casagrande, e se recolheu em casa. Outros se arriscavam nas ruas, talvez por não acreditar no efeito devastador do Novo Coronavírus que já fez milhares de vítimas no mundo.

Enquanto o governo tenta convencer quem insiste em colocar vidas em risco, cresce o número de pessoas infectadas.

Neste sábado (21), a Secretaria de Estado da Saúde contabilizou 837 casos notificados com suspeita do Novo Coronavírus em todo o Estado. Destes, 232 foram descartados e 26 confirmados.

Dos 26 casos confirmados, seis estão internados, sendo um em um hospital no município da Serra e cinco em hospitais de Vitória. Um deles está na UTI.

Novas medidas

Diante da situação, o governador Renato Casagrande liderou uma nova reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, no Palácio Anchieta, em Vitória. Foram anunciadas novas medidas de prevenção à disseminação do Novo Coronavírus.

Durante coletiva de imprensa virtual, Casagrande informou que tropas do Exército Brasileiro e da Marinha atuarão em conjunto com as forças de segurança do Estado na conscientização e fiscalização dos estabelecimentos comerciais que descumprirem a determinação de fechamento pelo prazo de 15 dias.

Os restaurantes, lanchonetes e borracharias que ficam às margens das rodovias federais que cortam o Estado (BRs 101, 262 e 259) poderão abrir normalmente para dar suporte aos caminhões de carga.

Já os estabelecimentos comerciais que estão proibidos de realizarem atendimentos presenciais estão liberados para operar no formato delivery e comércio eletrônico.

Os militares, também, irão para as ruas da região metropolitana para desenvolver o trabalho de conscientização da população. A Marinha também fiscalizará embarcações.

Foi anunciada, ainda, a determinação pela suspensão da operação do trem de passageiros que opera a linha Vitória x Minas, a partir da próxima terça-feira (24).

O Estado solicitará ao Ministério de Infraestrutura a paralisação do transporte interestadual de passageiros por ônibus que cheguem, partem ou passem no Espírito Santo. As medidas serão publicadas em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado.

Outras medidas:

  • Possibilitar que as servidoras públicas gestantes ou lactantes de qualquer órgão ou entidade possam atuar em regime de trabalho remoto;
  • Caberá às autoridades máximas dos órgãos e das prestadoras de serviços públicos essenciais adotar medidas para redução do risco de contágio ao COVID-19, especialmente direcionadas aos grupos de risco, possibilitando, inclusive, a mudança de setor, ou ainda, autorizar em caráter excepcional, a atuação em regime de trabalho remoto desde que garantida a necessária continuidade dos bons serviços públicos.

Valedoitaunas/Informações Folha Vitória



banner
banner