ES tem quase 200 pessoas fora de casa após chuva, diz Defesa Civil
21 de fevereiro de 2021Dados foram divulgados na manhã deste domingo (21). São 44 desabrigados e 145 desalojados
Em Cachoeiro de Itapemirim, nível do rio Itapemirim subiu após chuva e cidade continua em estado de alerta – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Subiu para 189 o número de pessoas fora de casa depois que chuvas fortes atingiram cidades do Espírito Santo. O dado é do último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã deste domingo (21).
Os municípios mais afetados desde sexta (19) ficam no Sul do estado. Nos dias anteriores o temporal foi maior na região Metropolitana.
Dos 145 desalojados – pessoas que estão fora de suas casas, mas não necessitam de abrigos providos pelo governo – 142 são de cidades do Sul do estado: 50 em Ibitirama, 50 em Bom Jesus do Norte, 20 em Apiacá, 19 em Alegre e três em Iúna. Já na Grande Vitória, há três desalojados na Serra.
Quanto aos desabrigados – pessoas que precisaram deixar suas casas e que necessitam de abrigos por parte do governo – todos estão na Região Sul, sendo que a maioria é do município de Bom Jesus do Norte, onde há 22 desabrigados. Em Apiacá são 14 e em Ibitirama, 8.
De acordo com a Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em Pancas (90 mm), Muqui (71 mm), Jerônimo Monteiro (62 mm), Vargem Alta (5 mm) e Ibatiba (49 mm).
Cidades registram alagamentos
Municípios da Região do Caparaó vêm sendo afetados pela chuva. Em Guaçuí, o rio Veado subiu mais de dois metros acima do normal, alagando ruas.
Em Alegre, pelo menos três desmoronamentos de terra foram registrados. Já em Muniz Freire, casas ribeirinhas ficaram alagadas. A estrada que liga a cidade a Alegre foi interditada. Muqui também registrou pontos de alagamento.
Pontos de alagamento também foram registrados em Jerônimo Monteiro, tanto no centro quanto no bairro Vila Cruzeiro. Na zona rural da cidade, a chuva de cerca de duas horas também provocou alagamentos. A prefeitura informou que a Defesa Civil monitora as casas próximas ao Rio Norte.
Já Cachoeiro de Itapemirm continua em estado de alerta para tempestades. O nível do o Rio Itapemirim subiu três metros acima do normal.
Cachoeiro de Itapemirim continua em estado de alerta para chuvas fortes no Sul do ES
Alertas vigentes – Foto: Reprodução
De acordo com a Defesa Civil estadual, um sinal de alerta para desmoronamentos na cidade de Ibitirama, onde 50 pessoas estão desalojadas e outras oito, desabrigadas.
Outros 13 sinais de alerta moderados para chuvas ou desmoronamentos em cidades da Grande Vitória e do interior do Espírito Santo, tais como Vitória, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Muqui, Pancas, Castelo, Ibatiba, Apiacá, Guaçuí e Bom Jesus do Norte.
Valedoitaúnas/Informações G1 ES