ES lança ‘vacinômetro’ para divulgar número de imunizados contra a Covid-19
26 de janeiro de 2021O sistema aponta que, até esta terça-feira (26), 21 mil doses foram aplicadas no Estado, de acordo com dados obtidos manualmente pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)
Vacina contra Covid-19 no ES – Foto: Reprodução/TV Gazeta
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, na tarde desta terça-feira (26), a criação de um “vacinômetro” no Espírito Santo. O sistema, disponível para consulta na internet, permite o acompanhamento da quantidade de doses das vacinas contra o coronavírus recebidas, enviadas e aplicadas no Espírito Santo.
Até está tarde, a plataforma aponta que, por enquanto, 21 mil doses foram aplicadas no Estado, de acordo com dados obtidos manualmente pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Vacinômetro do ES – Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Durante o lançamento do "vacinômetro", o governador Renato Casagrande explicou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, que o sistema está sendo atualizado com os dados manuais que cada município está repassando ao governo do Estado.
Ele esclareceu que o sistema ainda não está integrado ao aplicativo do Ministério da Saúde que vai contabilizar as doses ministradas em todo o país, mas que isso será feito em breve, assim que o aplicativo for estabilizado pelo governo federal.
""Ainda é um dado manual, estamos em 21 mil doses aplicadas, informadas no sistema", explicou o governador. "Não temos ainda os dados atualizados de cada um que recebeu as vacinas, mas temos o número de vacinas de cada município e quantas pessoas devem tomar as vacinas, a população pode fiscalizar".
O Painel de Vacinação aponta que, das 153.020 doses recebidas, o Estado já distribuiu, ao todo, 82.862 delas, o que atende 64% da população do grupo prioritário 1 total no Estado.
Painel mostra doses recebidas, distribuídas e total do público a ser vacinado nesta fase – Foto: Reprodução
Esse grupo corresponde a trabalhadores da saúde, indígenas, idosos de Instituição de Longa Permanência (ILPI) e pessoas com deficiência abrigadas em instituições.
Desses três últimos grupos, o painel mostra que já há vacinas suficientes para todos os cidadãos contabilizados. Ou seja, já foram distribuídas todas as doses destinadas a indígenas, idosos em ILPIs e pessoas com deficiência em instituições.
O sistema também aponta dados por município. Em Vitória, por exemplo, já estão disponíveis vacinas para 69% da população do grupo prioritário 1 total do município. Ou seja, das mais de 21 mil pessoas pertencentes a esse grupo, mais de 14 mil doses foram disponibilizadas.
"O mais importante é a transparência à população capixaba porque o momento é importante e temos que acompanhar de perto", considerou o governador.
Região
De acordo com a Sesa, os municípios da Região Metropolitana de Saúde realizaram, até o momento, a imunização de 9.165 mil pessoas; nos municípios da Região Sul foram 5.352; nos municípios da Região Central foram 5.221 vacinados; e os municípios da Região Norte totalizaram 2.006 pessoas imunizadas.
Segunda dose
Quanto aos imunizantes, a população que está sendo vacinada com a CoronaVac deverá receber a segunda dose no intervalo de quatro semanas.
Já para a população-alvo imunizada com Oxford/AstraZeneca, a segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas, aproximadamente três meses.
Valedoitaúnas/Informações G1 ES