ES é o 3º no país que vai receber mais toneladas de arroz comprado em leilão
07 de junho de 2024Das 263,3 mil toneladas de arroz importados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 27,3 mil serão destinadas ao Espírito Santo
Foto: Freepik
Entre os 21 estados que receberão arroz importado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comprados em leilão na quinta-feira (6), o Espírito Santo é o terceiro que mais receberá a quantidade de arroz. Serão 27,3 mil toneladas enviadas para território capixaba.
Minas Gerais é o estado que mais receberá a quantidade, serão 93,3 mil toneladas, seguido de Pernambuco, com 30 mil toneladas.
A companhia comprou, ao todo, 263,3 mil toneladas de arroz importado. A previsão do governo era comprar até 300 mil toneladas do alimento.
A compra foi realizada para reduzir o preço do arroz, que chegou a aumentar 40% devido às enchentes no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é responsável por 70% da produção nacional do grão.
O governo pretende vender o arroz em embalagem específica a R$ 4 o quilo, de forma que o preço final não ultrapasse R$ 20 pelo pacote de 5 quilos.
O produto será destinado a pequenos varejistas, mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais em regiões metropolitanas, com base em indicadores de insegurança alimentar.
A realização do leilão chegou a ser barrada pela Justiça Federal em Porto Alegre. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Fernando Quadros da Silva, entretanto, acatou a um pedido da Advocacia-Geral da União e liberou a realização do pregão.
(Fonte: Folha Vitória)