Home - Geral - Equipe do Parque de Itaúnas, em Conceição da Barra, realiza...

Equipe do Parque de Itaúnas, em Conceição da Barra, realiza controle de plantas exóticas invasoras

09 de abril de 2021

Equipe do Parque de Itaúnas, em Conceição da Barra, realiza controle de plantas exóticas invasorasEm todas as plantas invasoras é feito o anelamento da casca do tronco da planta – Foto: Divulgação

A equipe do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, está realizando o controle de plantas exóticas invasoras na área da Unidade de Conservação. A ação faz parte do Programa de Controle de Espécies Exóticas Invasoras, previsto no plano de manejo do PEI, e passou a integrar a rotina de atividades de preservação do parque.

Atualmente, a principal espécie invasora é a Acacia mangium, popularmente conhecida como Acácia, originária da Austrália e Nova Guiné. A planta se adapta bem em solos pobres, degradados e ácidos. Por ser rústica e ter crescimento rápido, tem alto potencial comercial e é usada em todo o mundo em atividades como a produção de madeira para construção em geral, carvão, lenha, MDF, painéis, celulose, energia, serraria e movelaria.

"No entanto, fora de sua área de distribuição natural e de controle, a acácia tem alto potencial invasor, ameaçando o ecossistema e prejudicando o desenvolvimento da restinga ou mata em regeneração”, explica a servidora que atua no parque, Juliana Coura. As plantas estão sendo extraídas por meio de uma técnica chamada de anelamento da casca do caule e toda a madeira retirada é aproveitada internamente nos serviços de manutenção do parque.

Equipe do Parque de Itaúnas, em Conceição da Barra, realiza controle de plantas exóticas invasorasEquipe do PEI realizam o anelamento da casca do tronco da planta – Foto: Divulgação

O manejo de espécies exóticas invasoras já foi realizado nas proximidades da área da comunidade Paulo Jacó, na região do Tamandaré, e nas áreas de plantio de contenção das dunas. “Atualmente, estamos trabalhando na área das barracas de praia. Após encerrar o manejo em todas as áreas com foco, nossa equipe manterá o monitoramento e avaliação das áreas manejadas”, ressalta Juliana Coura.

Apesar da visitação e atendimento presencial no Parque de Itaúnas estarem suspensos como medida de controle da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), a equipe da Unidade de Conservação continua realizando atividades diárias de monitoramento, controle e proteção ambiental, além dos trabalhos técnicos, administrativos e de gestão, seguindo os protocolos sanitários.

Valedoitaúnas



banner
banner