Home - Economia - Empresas que não aderirem ao Domicílio Tributário Eletrônico terão inscrições...

Empresas que não aderirem ao Domicílio Tributário Eletrônico terão inscrições canceladas

18 de março de 2020

Empresas que não aderirem ao Domicílio Tributário Eletrônico terão inscrições canceladasFoto: Divulgação

As empresas que ainda não aderiram ao Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) têm até a próxima sexta-feira (20) para apresentar à Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Agência Virtual da Receita Estadual (AGV), o Termo de Opção por Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e). Após esse limite para regularização, as empresas que não aderirem terão suas inscrições canceladas.

Com o cancelamento da inscrição, os contribuintes terão restrições na emissão e recepção de documentos fiscais, que serão mantidas até que o contribuinte esteja habilitado no DT-e. O CNPJ da empresa será inscrito no Cadastro Informativo – CADIN/ES), impossibilitando a obtenção da Certidão Negativa na Sefaz.

No último mês, a Sefaz divulgou a lista de contribuintes intimados a aderirem ao DT-e (ftp://ftp.sefaz.es.gov.br/Cadastro/anexounicodoeditaldeintimacaosubsern01,de19defevereirode2020.pdf), por meio da Agência Virtual.

Domicílio Tributário

Lançado em 2014, o DT-e (Domicílio Tributário Eletrônico) é um canal de comunicação eletrônico situado na Agência Virtual da Receita Estadual (AGV). Por meio dele, a Sefaz se comunica com o contribuinte de forma ágil e eficaz, dando conhecimento sobre intimações e notificações em geral. O acesso pode ser feito tanto pelo contribuinte quanto pelo contabilista da empresa.

Logo após o contabilista ou o sócio responsável acessar a AGV, são apontadas as empresas que possuem nova mensagem no DT-e, direcionando automaticamente o usuário à plataforma. Lá são sinalizadas em vermelho os módulos que possuem nova informação no DT-e.

Estão disponíveis atualmente comunicados sobre: Autos de Infração, Avisos de Cobrança, Notificação de Débito, Dívida Ativa, Documento Fiscal e Caixa Postal (que agrupa assuntos diversos). No caso de Autos de Infração, o contribuinte pode, inclusive, enviar impugnações e ainda apresentar recurso ao Conselho Estadual de Recursos Fiscais (CERF).

Valedoitaunas



banner
banner