Home - Economia - Empresas de petróleo que não enviarem dados de produção ao...

Empresas de petróleo que não enviarem dados de produção ao governo do ES serão multadas

24 de agosto de 2023

Conforme projeto aprovado na Ales nesta quarta-feira (23), os boletins deverão ser encaminhados à Sefaz mensalmente

Empresas de petróleo que não enviarem dados de produção ao governo do ES serão multadasFoto: Divulgação/Petrobras

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou na sessão desta quarta-feira (23) um projeto do governo do Estado que sujeita ao pagamento de multa de R$ 42 mil as petrolíferas que atuam em território capixaba que não apresentarem, mensalmente, boletim de produção de petróleo e gás natural no âmbito estadual.

O projeto do Executivo tramitou em regime de urgência na Casa. A matéria, agora, precisará ser sancionada pelo governo, para começar a valer.

Na prática, a matéria aprovada pelos deputados modifica o inciso V, parágrafo 2º do artigo 18 da Lei 8.501/2007, que dispõe sobre "o acompanhamento e a fiscalização, pelo Estado do Espírito Santo, das compensações e das participações financeiras oriundas das concessões, das permissões, das cessões e de outras modalidades administrativas para a exploração de recursos hídricos e minerais, inclusive petróleo e gás natural".

No texto do projeto, fica determinado que as unidades estacionárias de produção (como as plataformas em alto-mar) não poderão deixar de fazer o envio mensal dos relatórios de produção à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); caso contrário, pagarão multa.

O Executivo estadual ressalta, na justificativa da matéria, que a mudança se ampara em alterações trazidas pelo Ajuste no Sistema Integrado de Informações Econômico-Fiscais (Sinief) de número 11 deste ano e no de número 7 de 2015.

“As concessionárias e os consórcios contratados com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para exploração e produção de petróleo ou gás natural ficam obrigados a realizar a transmissão do arquivo digital relativo ao BMP de cada campo de produção e de cada unidade estacionária de produção”, diz o texto aprovado pelos deputados.

(Com informações da Ales)



banner
banner