EMPODERAdonas 2025 teve protagonismo e conexão no Centro de Convenções de Vitória, no ES
22 de novembro de 2025
O Centro de Convenções de Vitória recebeu o maior evento de empreendedorismo feminino do Estado – Foto: Divulgação
O EMPODERAdonas 2025, promovido pelo Sebrae/ES, transformou o Centro de Convenções de Vitória em um dia de intensa imersão em empreendedorismo, protagonismo feminino e troca de experiências. Com realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), correalização da Secretaria Estadual das Mulheres e patrocínios da Prefeitura Municipal de Vitória, Vale e Rede Gazeta, o maior evento voltado para mulheres donas de negócios reuniu um público de 3 mil pessoas na última quarta-feira (19).
O encontro reuniu mulheres de todas as regiões do Espírito Santo para palestras, painéis, oficinas e mentorias em cinco palcos simultâneos. Durante todo o dia houve apresentações sobre liderança, inovação, diversidade, empreendedorismo negro, longevidade feminina e práticas concretas de gestão e atendimento ao cliente, além de serviços como aconselhamento sobre acesso ao crédito, oficinas de artesanato e serviços de estética, tudo oferecido por empreendedoras locais.
Entre as palestrantes, nomes de grande destaque como a atriz e empreendedora Giovanna Antonelli, a advogada criminalista Fayda Belo, a cantora Negra Li e Natalia Beauty, dona de um verdadeiro império de beleza, entre outras convidadas de peso.
Destaques do palco principal
Giovanna Antonelli trouxe histórias práticas sobre criatividade e olhar empreendedor. A atriz falou sobre como pequenas escolhas artísticas se transformaram em grandes tendências de consumo. Quando fez a personagem Jade, na novela O Clone, Giovanna trouxe para a autora da novela a ideia de repassar a pulseira, característica de consumo do povo árabe, de mãe para filha. Na cena, em seu leito de morte, a mãe da personagem passa a pulseira para Jade, como uma herança valiosa. Na novela, uma cena dramática. Na vida real, o público conectou o amor de mãe e filha ao acessório, o que foi um sucesso de vendas.
Giovanna Antonelli falou sobre visão de negócios e incentivou as mulheres a fazerem o que podem com os recursos que têm à disposição – Foto: Sérgio Oliveira
“Na novela Em Família, minha personagem ficou marcada por usar um esmalte azul. Isso porque, ao buscar informações sobre esmaltes, procurei logo investir na cor que menos vendia. O esmalte virou uma nova tendência de moda e o sucesso foi tanto que a nossa matéria-prima, o pigmento azul, chegou a ficar em falta na China”.
Natalia Beauty gerou identificação ao falar sobre o início de sua trajetória, que é igual à de várias empreendedoras: uma mãe solo tentando sobreviver. “Vi que era preciso ter novas formas de vender o nosso serviço, agarrar todas as oportunidades de divulgação e, ao mesmo tempo, garantir que a cliente receberia um serviço de qualidade. Se a cliente não gostasse da sobrancelha que minha funcionária – treinada por mim – fizesse, eu mesma iria fazer o retoque. Assim, ela tinha uma garantia”, disse ela, que ainda discutiu sobre posicionamento de marca e encantamento do cliente.
Laine Valgas abordou saúde mental, neurociência e o impacto do histórico emocional na vida pessoal e profissional. A jornalista e TEDx speaker falou sobre camadas emocionais, traumas e a construção de comportamentos a partir de experiências precoces, lembrando que há caminhos para a recuperação e o resgate do protagonismo. Sua intervenção emocionou o público com reflexões profundas sobre autocuidado e liderança.
Negra Li subiu ao palco com energia e mensagens de empoderamento: “Quem pode dizer que você não tem sucesso? Ninguém! Você faz o seu sucesso… acreditem em vocês mesmas!”. A artista ainda presenteou a plateia com trechos de alguns de seus maiores sucessos.
Celebrando conexões
Segundo Suzana Fernandes, gestora do Programa Sebrae Delas no Espírito Santo, o EMPODERAdonas cumpre a missão de fortalecer conexões e incentivar iniciativas: “É uma grande oportunidade para mulheres que já empreendem e para quem busca inspiração para começar. É um espaço para troca, aprendizado e acolhimento”, ressaltou.
Mais do que um evento, o EMPODERAdonas segue como um movimento que conecta propósito, conhecimento e oportunidades, celebrando histórias reais e oferecendo ferramentas concretas para transformar ideias em negócios.