Emerson Kapaz recebe Medalha da Organização Mundial das Aduanas por atuação no combate ao comércio ilegal
22 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação
O presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), Emerson Kapaz, será homenageado com o Certificado de Mérito da Organização Mundial das Aduanas (OMA), reconhecimento concedido a personalidades que se destacam na proteção da sociedade por meio da vigilância aduaneira e do compromisso com o comércio lícito.
A honraria foi oficializada em portaria da Receita Federal do Brasil, que lista Kapaz entre os representantes do setor privado escolhidos para 2026, ao lado de autoridades do FMI, Anvisa, Ministério da Agricultura e MDIC. Será entregue em 26 de janeiro, a partir das 9h30, em cerimônia no auditório do anexo do Ministério da Defesa, em Brasília.
A premiação reflete o trabalho liderado por Kapaz à frente do ICL no combate ao comércio ilegal de combustíveis e lubrificantes, à simulação e sonegação do comercio exterior, e demais fraudes fiscais com atuação permanente junto à Receita Federal, às aduanas e a órgãos de fiscalização para fortalecer controles, inteligência e cooperação público-privada.
A iniciativa tem gerado benefícios concretos, como maior proteção ao empresariado e ao consumidor, reforço à arrecadação Federal e Estadual, redução da concorrência desleal e apoio à segurança pública, ao atacar rotas e esquemas de contrabando e descaminho que financiam o crime organizado.