Home - Geral - Embarcação Forno Grande entra em operação no Sistema Aquaviário no...

Embarcação Forno Grande entra em operação no Sistema Aquaviário no ES

15 de janeiro de 2026

Embarcação Forno Grande entra em operação no Sistema Aquaviário no ESFoto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quarta-feira (14), da viagem inaugural da embarcação Forno Grande, a sexta do Sistema Aquaviário. A nova embarcação passa a integrar oficialmente a frota do sistema, representando mais um avanço na qualificação do serviço e na ampliação da capacidade de atendimento aos usuários.

Com capacidade para até 130 passageiros, o Forno Grande é o maior barco do sistema. A embarcação conta com ar-condicionado, bicicletário, banheiro e acessibilidade. O barco passa a operar regularmente, ampliando a oferta de viagens entre as três estações atualmente em funcionamento: Prainha (Vila Velha), Praça do Papa (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).

“Seguimos fortalecendo o Aquaviário de forma gradual e consistente, ampliando a oferta, o conforto e a qualidade do serviço. Além de ser uma alternativa eficiente de mobilidade, o sistema também valoriza a nossa Baía de Vitória e contribui para o turismo, integrando transporte, desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, afirmou o governador.

Com a nova embarcação, o Sistema Aquaviário passa a operar com seis barcos: Fonte Grande, Morro do Moreno, Mestre Álvaro, Moxuara, Penedo e Forno Grande.

“O Aquaviário está consolidado como uma alternativa de mobilidade na Região Metropolitana. A entrada do Forno Grande reforça nossa estratégia de ampliar a capacidade, elevar o padrão de conforto e tornar o sistema cada vez mais atrativo para a população. Já temos edital lançado para novas estações, obras em andamento e novos trechos sendo planejados. É um projeto vivo, em expansão, que recebe investimentos contínuos para transformar a forma como as pessoas se deslocam”, comentou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O secretário destacou ainda que está em andamento a licitação para a construção de duas novas estações, nas regiões de Dom Bosco e do Centro de Vitória. Também seguem em execução as obras de reforma da estação da Rodoviária de Vitória, com melhorias estruturais e operacionais. Outro projeto em fase final de elaboração é o da estação de São Pedro, ampliando o planejamento de expansão do sistema para novas áreas da Capital.

Integração e tecnologia

O Sistema Aquaviário opera de forma integrada ao Sistema Transcol, por meio do Cartão GV, permitindo que o usuário utilize diferentes modais com mais praticidade e economia. Desde 2025, o sistema também passou a aceitar pagamento por aproximação (contactless) com cartões de débito e crédito diretamente nas catracas das estações, ampliando a comodidade para moradores e turistas e reforçando o conceito de mobilidade urbana integrada.



banner
banner