Home - Política - Em posse prestigiada na Câmara de São Mateus, ES, Preta...

Em posse prestigiada na Câmara de São Mateus, ES, Preta assume e já adianta projetos

02 de fevereiro de 2022

Sessão solene teve a participação do senador Marcos do Val, do deputado Coronel Quintino, do presidente do Prodnorte e prefeito de Montanha, André Sampaio e outras autoridades da região e do Estado

Em posse prestigiada na Câmara de São Mateus, ES, Preta assume e já adianta projetos Vereadora Preta ao lado do senador Marcos do Val, entre vereadores – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM

O relógio marcava 14h46 quando Elisangela Cristina do Nascimento, a Preta, foi declarada empossada como vereadora na Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Prestigiada por autoridades como o senador Marcos do Val, o deputado estadual Coronel Quintino e o presidente do Consórcio Prodnorte e prefeito de Montanha André Sampaio, a sessão solene de posse aconteceu terça-feira, às 14h30, e foi presidida pelo vereador Paulo Fundão.

Preta assume o mandato como primeira suplente do PSB, partido que elegeu o vereador Robertinho Assis, licenciado por 120 dias para tratar de assuntos particulares – ele cumpre prisão temporária na Grande Vitória. A nova vereadora nasceu em 1° de abril de 1976, em Francisco Beltrão (PR). Casada e mãe de Ana Júlia, ela reside com a família em Guriri.

Também prestigiaram a posse de Preta, o subcomandante do Batalhão de São Mateus, major Ronaldo Raimondi, o delegado de Polícia Civil Marcelo Cruz, outras autoridades policiais, o assessor Arthur Santos (representante do governador Renato Casagrande), acompanhado do também assessor Pablo Alves, representantes da vice-governadora Jacqueline Moraes e do deputado federal Ted Conti, o vice-prefeito de Sooretama Fernando Camilett, o secretário de Governo de São Mateus, Deucimar Oliveira, vereadores, pastores, educadores e dirigentes de organizações sociais e culturais de vários municípios capixabas.

No primeiro discurso, Preta Nascimento foi emotiva, mas também bem objetiva no que entende ser sua missão no Parlamento Municipal. Agradeceu muito, mas também se comprometeu a encarar, sem titubear, os desafios que estão por vir.

Na lista dos agradecimentos, lugar de destaque, claro, para o senador Marcos do Val, de quem foi assessora parlamentar até um dia antes da posse na Câmara de São Mateus. Preta registrou e agradeceu telefonemas do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jacqueline Moraes, ambos do PSB.

Ela apresentou a filha Ana Júlia, justificou a ausência do marido, que é caminhoneiro e estava trabalhando naquele momento, e enviou um beijo para a mãe, que se encontra em Foz do Iguaçu (PR). Preta lembrou e agradeceu os 473 votos que lhe garantiram a chegada à Câmara Municipal.

Nas muitas lutas que enfrentou, lembrou que foi forçada a fugir de casa aos 12 anos de idade, para escapar de maus-tratos. E é com esse coração resiliente que se apresenta ao Parlamento, “chegando com muita humildade”, procurando o diálogo. “Não sou puxa-saco. Sou leal”. Preta Nascimento reitera que lutará pelas famílias, pelas crianças, pelas mulheres, por mais respeito e menos mentiras na política. E já chegou adiantando que tem projetos arrojados.

A intenção da nova vereadora é obter apoio dos demais parlamentares para implantar a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de São Mateus, “um espaço que tem como objetivo zelar pelos direitos da mulher e criar um mecanismo de empoderamento em situações de desigualdade de gênero”. Ele pretende ainda promover debates sobre violência contra mulheres e meninas e instituir o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino em 19 de novembro.

Discursos

O primeiro a discursar na sessão de posse foi André Sampaio, presidente do Consórcio Prodnorte, que reúne municípios do norte capixaba. Ele relatou que estava honrado em participar daquele momento, enfatizando a força e a pujança da democracia brasileira. André desejou a Preta, e aos colegas parlamentares mateenses, um mandato de excelência.

Em seguida, o deputado Coronel Quintino defendeu uma maior abertura à participação das mulheres nos cargos públicos e em outras instâncias de poder. Quintino exemplificou que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo possui apenas três deputadas: Iriny Lopes, Raquel Lessa e Janete de Sá. Coronel Quintino salientou que, além de receberem salários inferiores aos dos homens, há ainda muitas mulheres marginalizadas, sendo tratadas de maneira covarde e selvagem, como se fossem objetos. “Mulher deve ser tratada com carinho, respeito e consideração”, frisou o presidente estadual do PSL.

O deputado estadual reconheceu as lutas enfrentadas por Preta e disse que, “com esta vereadora brilhante”, ganham todos os vereadores e o povo de São Mateus e do Espírito Santo. “E ganham também todas as mulheres por essa representatividade”.

Ciety conclama luta conjunta por políticas públicas para as mulheres

Representando os colegas vereadores no uso da palavra na sessão de posse, a vereadora Ciety Cerqueira deu as boas-vindas a Preta, conclamando, com duas citações do Papa Francisco, a atuação conjunta em busca de parcerias, em diferentes instâncias de governo, para promover justiça social num Brasil com oportunidades para todos.

Ela salientou a importância da luta por políticas públicas especialmente para minorar a violência contra a mulher. “Precisamos de seu olhar caridoso para todas as pessoas que pedem ajuda, sem casa, com fome, à margem da sociedade”, disse, referindo-se à colega Preta Nascimento.

Na sessão ordinária que aconteceu em seguida, os demais vereadores reforçaram as boas-vindas à nova vereadora, desejando sucesso no exercício do mandato.

Senador Marcos do Val enaltece espírito incansável de Preta

Primeiro senador em exercício de mandato a visitar a Câmara de São Mateus, Marcos do Val fez um breve resumo de suas lutas no Congresso Nacional, preparando a ex-assessora Preta Nascimento para o mandato no Parlamento Municipal.

Ele salientou que as lutas são permanentes e exigem dedicação integral. Contudo deixou claro que Preta está preparada para o que há de vir. “Perco uma assessora excelente, que estava fazendo um trabalho extraordinário aqui no norte”, salientou, explicando que essa perda é compensada com os benefícios que São Mateus terá com o trabalho da nova vereadora.

Marcos do Val disse ainda que a vida pública exige muito. Citou o próprio caso, ponderando que, embora com posições contrárias na família, inclusive do pai e da esposa na época da candidatura, resolveu encarar o desafio para deixar um Brasil melhor para todos os brasileiros, em especial para a filha de 16 anos.

Disse que diariamente encara muitas lutas, especialmente na área de segurança pública, mas também tem dedicado atenção para ajudar os 78 municípios capixabas na obtenção de recursos federais.

Ele agradeceu a receptividade do presidente Paulo Fundão e da Câmara de São Mateus, revelando inclusive surpresa ao saber que era o primeiro senador no exercício do mandato a visitar o Parlamento Municipal.

Sobre a ex-assessora, testemunhou que Preta é uma pessoa muito trabalhadora, de muita garra e excelência no que faz. “Você, Preta, dará muito rendimento para a sociedade mateense”. Por fim, disse que a Câmara passa a ter uma interlocução direta com o gabinete dele, que está “aberto e à disposição de todos”.

Valedoitaúnas



banner
banner