Elevação no número de casos no ES é resultado do relaxamento nos cuidados, afirma secretário de Saúde
16 de abril de 2020De acordo com a última atualização do painel, 754 casos de coronavírus já foram confirmados no Espírito Santo
Foto: TV Vitória
O número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo subiu para 754 pacientes. Somente na quarta-feira (15), quase 200 resultados positivos foram somados ao número total. Dentre as causas para a elevação na quantidade de casos, a Secretaria de Saúde (Sesa) atribui ao relaxamento nos cuidados.
Para o secretário da pasta, Nésio Fernandes, além dos cuidados que uma parte da população não está tomando, outros fatores ainda interferiram no aumento nos casos confirmados.
“Toda a flexibilização das medidas de distanciamento social e a falta de disciplina no isolamento individual de qualquer pessoa sintomática, repercute dentro de um período de 7 a 14 dias na curva de crescimento de casos. Coincide também o fato de que nós nos preparamos para ser um estado com uma alta capacidade de testagem. Estamos produzindo 400 testes rápidos por dia no Lacen (Laboratório Central)”, disse o secretário.
Fernandes ainda ressaltou que 6.500 testes rápidos foram distribuídos para os municípios. Além disso, cerca de 80 mil novos testes do tipo PCR estão sendo adquiridos pelo Espírito Santo. O Ministério da Saúde também está encaminhando testes para a população capixaba.
Outra mudança aplicada pelo Governo Estadual foi em relação a divulgação dos casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo. Antes, a Sesa divulgava, diariamente, um boletim com os dados básicos sobre as confirmações. A partir de agora, um banco de dados será alimentado todos os dias com informações mais detalhadas sobre a evolução da doença no Estado.
“Desde o ano passado, no Espírito Santo, toda notificação de hanseníase, tuberculose, HIV, Hepatites e um conjunto de doenças que são de notificações obrigatórias estão alimentando um sistema chamado SUS Vigilância em Saúde. Esse sistema, há 15 dias, passou a ser o sistema oficial da notificação de agravos o nosso Estado. Ele já localiza, inclusive, os bairros dos pacientes que são informados na dentro aplicação. Temos um banco de dados, agora, muito mais fidedigna e muito mais limpo para poder acompanhar comportamento da epidemia”, explicou.
O secretário ainda detalhou que a notificação de casos confirmados é realizada, a partir de agora, pelo profissional nas redes pública e privada ou nos próprios laboratórios privados, que passam também a notificar ao realizar exames e informar o resultado, sendo este positivo ou negativo.
Nésio Fernandes explica que a proposta é deixar a população cada vez mais ciente do quadro evolutivo da pandemia no Espírito Santo. “Quanto mais a população entender a gravidade e entender a expansão da pandemia, de como se comporta no seu bairro, na sua cidade, em nosso Estado, no país, e de como a gente tem se preparado para enfrentar, é importante. Pois isso ajuda a construir uma consciência nas pessoas. Sem a consciência das pessoas, nós não vamos vencer a pandemia”, disse.
De acordo com a última atualização do painel, 754 casos de coronavírus já foram confirmados no Espírito Santo. Destes, 22 morreram e 462 já se recuperaram da doença.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória