É possível abastecer o carro com bebida alcoólica?
26 de julho de 2024Com o preço da gasolina subindo cada vez mais, muitas pessoas podem ter essa dúvida “boba”
Álcool e volante – Foto: Reprodução/Thinkstock
Com o preço dos combustíveis aumentando cada vez mais pelos reajustes da Petrobras, a brincadeira de alguém dizer que “vai abastecer o carro com bebida alcoólica” venha. Porém, na hora, alguns podem ficar com dúvida se é possível colocar bebida alcoólica no tanque de combustível para fazer o carro andar. Mas a resposta é clara: não.
Pelo menos, pelo que conhecemos, as bebidas normais, como uísque, vodka, cachaça, entre outras não são viáveis para abastecer veículos. Embora o álcool consumível seja o mesmo tipo de etanol utilizado como combustível, a concentração é muito menor. Para se ter uma base, no Brasil, o etanol vendido nos postos precisa ter pelo menos 99,6% de etanol.
Cachaça tem entre 38% e 48% de teor alcoólico e vodka entre 35% e 50%. Nenhuma dessas bebidas possui a concentração necessária para ser usada como combustível. A quantidade excessiva de água na fórmula dessas bebidas impede a combustão adequada nos pistões do motor, podendo causar danos ao veículo.
Nos Estados Unidos, uma bebida chamada Everclear, com absurdos 95% de teor alcoólico, poderia teoricamente fazer um carro funcionar. Apesar disso, mesmo que o motor aguentasse, o consumo humano dessa bebida é praticamente impossível.
No Brasil, utilizar bebidas alcoólicas como combustível não só é ineficaz como também pode danificar seriamente o motor do carro. Portanto, é melhor manter as bebidas no copo e o etanol no tanque.
(Fonte: Carros/iG)