É lei: Freitas consegue estadualizar trecho de 31,6 km de estrada em Pinheiros
08 de outubro de 2021Deputado Freitas, autor do projeto, em momento de agradecimento aos parlamentares pela aprovação da estadualização do trecho de 31,6 quilômetros da estrada municipal entre os entroncamentos da ES-130 com a BR-101 Norte, em Pinheiros – Foto: Divulgação
Agora é lei. O projeto do deputado estadual Freitas será promulgado pela Mesa Diretora da Assembleia – e publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL) na próxima semana – tornando estadual o trecho de 31,6 quilômetros da estrada municipal entre os entroncamentos da ES-130 com a BR-101 Norte, em Pinheiros.
Após tramitar e ser aprovado na Casa, o Projeto de Lei Nº 387/2021 foi para sanção do governador Renato Casagrande, mas voltou em forma de veto. Porém, com a articulação do deputado junto aos colegas parlamentares e ao próprio governador, de quem é aliado de primeira hora, o veto foi derrubado de maneira consensual durante votação em plenário, na sessão da última quarta-feira (6), e seguiu para promulgação da Mesa Diretora.
“É uma estrada que há muito tempo precisava fazer parte da malha rodoviária estadual. Pois o Governo do Estado tem capacidade financeira de dotar aquele trecho de 31,6 quilômetros de grande infraestrutura, beneficiando os municípios de Pinheiros e Pedro Canário e de todo o Extremo Norte do Espírito Santo, fomentando a geração de emprego e renda”, defendeu Freitas.
O autor da proposta também disse que o projeto foi consensuado com o Governo, pacificado, tramitou na Casa, foi discutido com a Casa Civil, com o DER, que inclusive foi a campo para fazer o levantamento fotográfico e topográfico dessa estrada e, segundo Freitas, é interesse do Estado de que essa rodovia passe a pertencer à malha estadual.
Reações
Antes da votação do veto o deputado Dary Pagung, líder do Governo na Assembleia, reforçou o alinhamento da medida com o DER e com o governador.
“Nós entendemos que é um projeto importante para a região Norte. O deputado Freitas apresentou fazendo grandes debates com a região e nós vamos orientar a base a derrubar o veto do governador”, orientou Pagung.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Fabrício Gandini, que havia relatado pela manutenção do veto, refez o relatório e pediu que os membros votassem pela rejeição ao veto do governador.
Na votação em Plenário, o deputado Alexandre Xambinho parabenizou o colega pela proposição, reforçando sua importância para a economia das cidades de Pinheiros e Pedro Canário.
O deputado Luciano Machado, por sua vez, disse não ser fácil votar contra o Governo, “mas em homenagem ao meu querido deputado Freitas, numa pauta tão importante eu voto não”, disse ele, rejeitando assim o veto do Poder Executivo.
O deputado Marcos Garcia parabenizou o deputado Freitas pela importância da matéria e também votou pela rejeição do veto total aposto ao projeto do colega.
O deputado Pastor Marcos Mansur disse que “num dia histórico em que a oposição está se juntando à base e a base se juntando à oposição eu voto não”, concluiu ele, dizendo que “a Assembleia unida jamais será vencida”.
Já o deputado Theodorico Ferraço votou fazendo questão de frisar que seu voto era em homenagem ao deputado Freitas e ao povo de Pedro Canário e de Pinheiros.
Agradecimento
O resultado foi 27 votos “não” e uma “abstenção”, rejeitando, portanto, o veto do governador Renato Casagrande. Freitas agradeceu pela união e apoio dos colegas ao seu projeto.
“Agora é Lei e nós conseguimos a estadualização dessa estrada que liga Pinheiros à BR-101 Norte, lá nas placas do Brasil, passando por Brunelli. Quero agradecer também ao prefeito Arnóbio Pinheiro e ao presidente da Câmara, vereador Edvan, pela confiança”, agradeceu Freitas.
Valedoitaúnas