Dois cérebros, um corpo: como funciona anatomia de gêmeas siamesas com tronco unido
10 de janeiro de 2025As gêmeas Abby e Brittanny compartilham nas redes sociais a vida como gêmeas siamesas, e deram detalhe do funcionamento da anatomia
Abby e Brittany são duas pessoas diferentes que dividem o mesmo corpo – Foto: Reprodução/Redes Sociais
As gêmeas Abby e Brittany Hensel ficaram famosas ao compartilhar na internet o dia a dia diferenciado da vida delas. Não apenas são gêmeas idênticas, as mulheres são siamesas. Elas têm dois cérebros, mas dividem o mesmo corpo. No TikTok, mostram um pouco da rotina única delas.
Dois cérebros, um corpo
As gêmeas siamesas Abby e Brittany publicaram no início de 2025 um vídeo explicando detalhadamente o funcionamento corporal de cada uma delas. As duas nasceram com a coluna e tronco divididos, mas são dois indivíduos isolados.
No vídeo, que conta com ilustrações riquíssimas sobre a anatomia das duas, elas explicam alguns dos funcionamentos:
- elas têm dois corações, mas apenas um sistema circulatório;
- elas têm duas colunas e cada uma controla a motricidade de um lado do corpo.
Mesmo assim, as gêmeas conseguem fazer atividades complexas que exigem duas mãos, como digitar, dirigir e gesticular, entre outras. Isso acontece devido a uma sincronia incrível entre os sistemas nervosos das duas.
Funcionamentos conjuntos
Com o corpo quase espelhado, as mulheres têm alguns órgãos distintos – por exemplo quatro pulmões – mas os dois do meio são unidos.
Elas também têm dois estômagos e dois esôfagos, fazendo com que a saciação e digestão não se encontrem. Mas isso não funciona para dor: quando o estômago de uma se machuca, é a outra quem sente!
Entre órgãos que usam em comum estão o fígado (um pouco maior que o normal), intestinos, bexiga e sistema reprodutor.
(Fonte: iG)