Doenças comuns no verão: dicas e cuidados para evita-las
11 de janeiro de 2020No verão, há uma aglomeração maior de pessoas nas areias das praias e nas piscinas dos clubes. Esses dois ambientes, em razão de suas próprias características, pela proximidade e contatos que ocorrem, podem facilmente se constituir em espaços para a proliferação de diversas doenças.
Além disso, nas praias, o hábito de se alimentar em barraquinhas e consumir produtos oferecidos por vendedores ambulantes aumenta ainda mais as possibilidades de uma contaminação alimentar.
Assim, para que seu verão seja mais descanso e diversão e menos doenças e preocupação, confira 9 dicas para evitar as ocorrências de doenças comuns no verão.
Quais são as doenças comuns no verão?
A estação mais quente do ano não chega sozinha. Ela sempre traz algumas companhias nada agradáveis como a conjuntivite, a otite e a dengue, por exemplo. No verão, é comum o aumento do número de casos de: Conjuntivite; Dengue, Chikungunya e Zika; Dermatoses diversas; Desidratação; Insolação; Intoxicação alimentar; Micoses; e Otite (infecção do ouvido).
Por isso, é importante saber quais são as doenças mais comuns dessa época e se prevenir.
O que fazer para evitá-las?
Agora que você já sabe quais são as doenças comuns no verão, é fundamental adotar algumas práticas e criar novos hábitos para se prevenir e cuidar bem da sua família para que todos possam curtir bastante a estação.
1. Lave as mãos com frequência
Adote o hábito de lavar as mãos com frequência. Esfregue bem as mãos com sabão ou sabonete, enxágue e enxugue. Faça uso de álcool em gel, sobretudo quando for lidar com crianças ou se alimentar.
2. Armazene alimentos na geladeira
Alimentos à base de leite e seus derivados (iogurte, queijos, manteiga, etc.), maioneses e qualquer alimento que requeira armazenamento em ambiente refrigerado não deve ser mantido muito tempo fora da refrigeração. Sirva-se e guarde o alimento na geladeira imediatamente.
3. Mantenha-se hidratado
Em outras palavras: beba bastante água e ofereça constantemente líquidos para as crianças. Dê preferência à água ou água de coco e evite refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas.
4. Lave-se bem após piscina ou praia
Quando retornar para casa após um tempo na piscina ou na praia, tome um bom banho. Lave-se muito bem e depois enxugue cada parte do corpo. Atenção especial deve ser dada às crianças.
5. Use protetor solar
Este é um produto para ser usado sempre que houver exposição ao sol. Não é exclusividade de piscina ou de praia. Nos casos de exposição prolongada, redobre seus cuidados.
Quando se tratar de praia ou piscina, a aplicação do protetor solar deve ocorrer cerca de 30 minutos antes de se entrar na água, devendo ser reaplicado a cada duas horas e após os mergulhos.
6. Evite exposição ao sol nos horários mais quentes
A radiação solar é mais perigosa entre às 10h e às 15h. Portanto, evite ir à praia nesses horários, especialmente acompanhado das crianças! Opte pela manhã, entre 7h e 9h, ou pelo final da tarde, entre 16h e 18h.
7. Faça a desinfecção de frutas e verduras
Adote o hábito de deixar frutas e verduras de molho, durante 15 minutos, em uma solução de hipoclorito de sódio (2%) em água. Use 5 (cinco) gotas para cada litro de água. Dessa forma, você higieniza seus alimentos e evita doenças como a intoxicação alimentar.
8. Evite alimentos oferecidos por ambulantes
O risco de uma contaminação alimentar é sempre muito grande quando se faz uso de alimentos oferecidos por ambulantes, em razão da própria condição de exposição ao ambiente e às elevadas temperaturas.
9. Elimine qualquer recipiente que possa conter água
O mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika não procura água para colocar seus ovos, mas qualquer local que possa conter água. Pense assim: “se chover, vai juntar água aqui?” Se a resposta for sim, elimine aquela condição.
Com esses cuidados, você e sua família terão menos riscos de contrair essas doenças comuns no verão.
Valedoitaunas
Foto: Divulgação