Documentário "Mãos e Mentes Mateenses" volta a tela do cinema nesta quinta-feira (19)
18 de junho de 2025Apoiada pela Suzano, produção também vai integrar a programação do Festival de Vitória
Primeira exibição gratuita aconteceu em março deste ano - Foto: Divulgação
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e com apoio da Suzano e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), o documentário "Mãos e Mentes Mateenses" retorna à tela do cinema na próxima quinta-feira (19), Dia do Cinema Nacional. A exibição será gratuita, às 18h20, no Cine Ritz São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
A produtora do documentário, Clemia Soares Santana, adianta ainda que a produção tem mais conquistas a celebrar, já que em agosto o filme integrará a programação do Festival de Vitória, um dos mais importantes do circuito audiovisual brasileiro. Já em setembro, será exibido nacionalmente no Canal Brasil, ampliando ainda mais o alcance das histórias e das vozes que compõem a identidade cultural de São Mateus.
“Esses desdobramentos só reforçam o impacto positivo gerado pela primeira exibição no Cine Ritz, que aconteceu em março deste ano, com pipoca e refrigerante patrocinados pela Suzano, e a relevância do apoio de parceiros comprometidos com a transformação social por meio da cultura”, afirma Clemia, adiantando ainda que o documentário será compartilhado também em outros momentos, com exibições em escolas e centros culturais.
A produção conta com depoimentos emocionantes de artesãos locais, empresários e entidades que apoiam a cultura e a economia criativa. Nos depoimentos, os entrevistados compartilham suas experiências, demonstrando como o artesanato fortalece a economia criativa e a sustentabilidade na região.
Pérolas de Cor
Milena Santos de Farias é líder do projeto Pérolas de Cor - Foto: Divulgação
Um dos projetos que é destaque do documentário é o Pérolas de Cor, da comunidade Nossa Senhora da Penha. A iniciativa recebeu apoio da Suzano com recursos financeiros para fomento. O projeto é formado por um grupo de 19 mulheres, que trabalham na produção de peças artesanias em madeira, missangas e crochê, e juntas se cooperam para incrementar a renda das famílias. "O apoio da Suzano foi fundamental para a permanência do nosso projeto, e com certeza a visibilidade que estamos ganhando com este documentário, vamos ampliar as nossas vendas e contratos", afirma a líder do projeto, Milena Santos de Farias.
A consultora de Relacionamento Social da Suzano no Norte do Espírito Santo, Kariny Paiva, ressalta que a companhia atua em conjunto com comunidades locais, vizinhas das operações, por meio de ações que geram renda e fortalecem negócios. "Valorizamos as atividades que fazem parte da cultura e dos saberes tradicionais, e este documentário é mais uma iniciativa apoiada pela empresa, como parte de sua atuação social neste território. Estamos muito felizes de ver o projeto quilombola Pérolas de Cor, que temos muito carinho em ser apoiadores, sendo mostrado e valorizado por essa produção audiovisual tão importante", diz.