Do distrito de Taquaras à presidência da Câmara de Pedro Canário, no ES: Conheça Gilberto Coelho
05 de fevereiro de 2025Foto: Daniel Viana
Durante a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, realizada nesta terça-feira (4), o presidente da Casa, Gilberto Coelho, fez um pronunciamento emocionado, no qual relembrava sua trajetória de vida e seus feitos políticos. Em um discurso cheio de sentimento, ele destacou a importância de sua origem, a trajetória no serviço público e os desafios que enfrentou até alcançar o cargo mais alto do Poder Legislativo municipal.
Gilberto iniciou sua fala fazendo uma retrospectiva de sua vida desde o nascimento em 1966 no distrito de Taquaras, no interior do município. Ele contou sobre a chegada de seus pais, vindos do Nordeste, na década de 1950, e a vida humilde que teve ao lado de seus sete irmãos. Meus pais, oriundos do nordeste, vieram para Taquaras ainda quando a localidade pertencia a Conceição da Barra. Foi ali que nasci e cresci, até me mudar para Pedro Canário aos 6 anos de idade, relembrou o presidente, destacando a importância das suas raízes e a educação que recebeu na cidade.
Gilberto também falou sobre sua formação acadêmica e profissional. Aos 16 anos me formei no curso de contabilidade e comecei a trabalhar com administração e gerenciamento de negócios, além de atuar em diversos segmentos de minha cidade, disse, ressaltando sua experiência na área administrativa, o envolvimento com a Banda Marcial de Pedro Canário desde 1980 e sua dedicação ao esporte, com conquistas no futebol e corrida rústica.
O presidente compartilhou ainda seu envolvimento com o setor rural e o agro. Em 1997, foi um dos fundadores do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedro Canário e atuou como diretor dessa instituição. Tive também o privilégio de trabalhar com a Federação de Agricultura do Espírito Santo (FAES) e participar de ações em Brasília, representando os interesses dos produtores, explicou.
Na vida pública, Gilberto, atuou como secretário de Agricultura e Meio Ambiente, alcançando importantes conquistas, como a fundação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e a municipalização do licenciamento ambiental. Foi um período de grandes desafios, mas com muito trabalho conseguimos resolver questões fundamentais para a cidade, afirmou.
Além disso, no cargo de secretário de Transportes, ele implementou a modernização da frota de veículos da prefeitura, melhorando os serviços prestados à população e aos setores da administração municipal.
Gilberto fez questão de ressaltar que sua ascensão à presidência da Câmara Municipal não foi por acaso, mas sim fruto de um trabalho árduo e muito diálogo com a comunidade. Recebi a confiança da população, que me garantiu 517 votos nas últimas eleições, e com essa responsabilidade, seguirei firme, contando com o apoio dos meus colegas vereadores para fazer uma gestão inovadora e de total responsabilidade, concluiu, emocionado.