Home - Geral - Dia Mundial da Visão: veja sete dicas para manter a...

Dia Mundial da Visão: veja sete dicas para manter a saúde dos olhos por toda a vida

14 de outubro de 2023

Saúde ocular demanda rotina médica, assim como cuidados com hábitos

Dia Mundial da Visão: veja sete dicas para manter a saúde dos olhos por toda a vidaFoto: Freepik

Nesta quinta-feira (12) é celebrado o Dia Mundial da Visão, sentido importante para uma compreensão melhor do ambiente e do espaço. Assim, é importante sempre adotar os cuidados necessários para manter a saúde dos olhos em dia. Para isso, separamos algumas dicas com especialistas para preservar, da melhor maneira, a saúde ocular por toda a vida. Veja a seguir:

A Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) preconiza que a saúde ocular infantil merece atenção, inclusive para doenças que são vistas como de idosos. É o caso do glaucoma. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), há 75 mil crianças cegas no mundo em decorrência dessa doença. Dessa maneira, os pais precisam se atentar a sintomas como o aumento de tamanho do olho dos bebês, a opacidade da córnea, ao lacrimejamento e à sensibilidade à luz (fotofobia) nos pequenos.

A oftalmologista Claudia Faria, do Hospital Israelita Albert Einstein, afirma que é importante utilizar óculos escuros com proteção UVA e UVB. 'A exposição prolongada ao sol sem proteção adequada pode aumentar o risco de doenças oculares, como catarata e degeneração macular. Mesmo a exposição de curto prazo pode causar danos aos olhos. O reflexo do sol na água pode provocar queimadura solar dolorosa, chamada fotoceratite, que causa vermelhidão, visão embaçada, sensibilidade à luz forte e, em casos raros, até perda temporária de visão. A prevenção é simples: use óculos de sol que bloqueiem de 99% a 100% da radiação UVA e UVB', alega.

O oftalmologista Hallim Féres Neto lembra que é importante fazer uma visita anual ao consultório para verificar o estado da visão e realizar os exames necessários, de modo a prevenir ou ter o correto diagnóstico de eventuais problemas. O diagnóstico precoce permite que o tratamento seja realizado de forma antecipada e de maneira mais fácil.

A SBG aconselha as mulheres que engravidam após os 40 anos a fazerem o acompanhamento oftalmológico mais rigoroso, visto que a idade aumenta os riscos de desenvolvimento de glaucoma. Assim, mulheres acima dos 40 que tenham o diagnóstico da doença e pretendem engravidar devem fazer o acompanhamento especializado por toda a gestação, já que não há estudos conclusivos sobre os riscos dos colírios indicados como tratamento da doença.

Neto diz que é importante ter o hábito de descanso dos olhos. 'Se você passa muito tempo na frente de computadores ou dispositivos eletrônicos, pratique a regra que os americanos chamam de 20-20-20: a cada 20 minutos, olhe para algo a 20 pés (cerca de 6 metros) de distância por pelo menos 20 segundos. Isso ajuda a reduzir a fadiga ocular', orienta o oftalmologista.

Os cuidados com a visão não se resumem apenas aos olhos diretamente. Os oftalmologistas alegam que, para ter uma boa saúde oftalmológica, é importante manter uma alimentação adequada. Desse modo, a população deve ter uma dieta rica em frutas, legumes e peixes com bastante ômega-3 para proteger a visão. 'Alimentos como cenoura, espinafre e peixes como salmão são benéficos para a saúde ocular', lembra Neto.

Outro hábito que merece atenção é o tabagismo. Claudia explica que o hábito de fumar está associado ao desenvolvimento de doenças oculares, como a catarata e a degeneração macular. 'A exposição ao fumo passivo também é prejudicial aos olhos, especialmente para as crianças', afirma.

(Fonte: R7)



banner
banner