Dia do Empreendedorismo Feminino: Suzano apoia iniciativas lideradas por mulheres no ES
19 de novembro de 2025Empresa ampara diversos projetos com protagonismo feminino que contribuem para o desenvolvimento social no Norte do Espírito Santo
Projeto de panificação foi contemplado por editais da Suzano – Foto: Divulgação
Na semana em que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, a Suzano reforça seu compromisso em investir em programas e projetos sociais com impacto direto na geração de renda e empoderamento feminino. Por meio de parcerias, a companhia tem apoiado diversas iniciativas de negócios promovidos por mulheres do Norte do Espírito Santo.
A analista de Relacionamento Social da Suzano, Gabriela Frinhani Nico, esclarece que as ações estão alinhadas com as metas sociais da companhia. "Nossos projetos com comunidades vizinhas possibilitam segurança alimentar, autonomia e empoderamento financeiro às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento pautado no diálogo ativo e transparente com as comunidades. Por meio das nossas iniciativas, retiramos 8.506 pessoas da pobreza em 2024 no Espírito Santo. Já se considerarmos todas as regiões de atuação da Suzano o Brasil, mais de 97 mil pessoas foram retiradas da pobreza entre 2020 e 2024", ressalta.
Conheça algumas das iniciativas apoiadas pela Suzano na região:
Agroindústria de panificação em Conceição da Barra
Agroindústria de panificação do Assentamento Paulo Vinhas – Foto: Divulgação
A agroindústria de panificação da Associação de Mulheres Rurais do Assentamento Paulo Vinhas, em Conceição da Barra, iniciou em 2022, quando o projeto recebeu recursos na ordem de R$ 30 mil por meio de edital da Suzano. A verba permitiu a reforma e adequação do espaço, além da aquisição de um forno turbo a lenha. No ano seguinte, o projeto foi novamente contemplado com o valor de R$ 30 mil, por um novo edital da companhia, que possibilitou a compra de diversos equipamentos de panificação, como amassadeira, modeladora, estantes, expositor, seladora digital, utensílios de cozinha, dentre outros utensílios, matéria-prima e um curso de capacitação.
"No dia 1º de junho de 2023, saiu a primeira fornada de pães da agroindústria, e desde então a padaria funciona diariamente para atender a comunidade e dois contratos com o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Até hoje já foram entregues 30 mil pães via contratos", conta a presidente da associação, Solange Lopes dos Santos.
"Hoje o nosso espaço se tornou pequeno para o mercado que almejamos, além dos programas de incentivo, moramos em região turística e as pousadas também nos apresentam demandas que não estamos conseguindo atender. Estamos a todo momento em busca de oportunidades para melhorarmos a nossa estrutura", reforça Solange.
Recentemente, a associação foi contemplada com um novo aporte da Suzano, no valor de 50 mil, que está sendo utilizado para ampliação da estrutura física da padaria em um terreno adquirido através de concessão de uso com o INCRA. Com esse recurso, a associação vai reformar uma estrutura existente no terreno, garantindo condições sanitárias de funcionamento. "A Suzano tem sido uma grande parceira para a nossa instituição, pois nos apoia dentro da nossa realidade, dentro do que nossa instituição conversa e discuti que é viável", completa uma das associadas, Jéssica Rafaela Alves da Silva.
Loja Colaborativa de Guriri
Loja Colaborativa de Guriri – Foto: Divulgação
A Associação de Artesanato e Comidas Típicas do Balneário de Guriri (ARCOTISAM) reúne artesãs e pequenos empreendedores criativos com o objetivo de fortalecer a economia local e valorizar a cultura de São Mateus. Em 2024, a associação criou a Loja Colaborativa, um espaço pensado para dar visibilidade, estrutura de vendas e geração de renda aos artesãos.
A loja foi possível graças ao apoio da Suzano, que, por meio de edital de aceleração e fomento, viabilizou investimentos para estruturação do ponto de venda e capacitação dos empreendedores envolvidos. A loja tornou-se uma vitrine permanente do artesanato mateense e um importante instrumento de desenvolvimento territorial.
Dentre as artesãs e empreendedores que tiveram impacto direto através da iniciativa, destaca-se Júlia Calegari, fundadora da Flor de Cerejeira, marca local que produz cosméticos naturais e veganos, com ingredientes seguros e sustentáveis. Seu propósito é promover o autocuidado consciente, incentivando escolhas que respeitam a saúde da pele e o meio ambiente.
"Antes da criação da Loja Colaborativa, eu tinha dificuldades para expor meus produtos de forma profissional e alcançar novos públicos. O espaço deu visibilidade e confiança de clientes que agora podem experimentar os produtos presencialmente, ampliando significativamente o volume de vendas e contribuindo para o crescimento da empresa", diz Júlia.
Fernanda Alves produz peças em crochê e em resina – Foto: Divulgação
Outra empreendedora beneficiada pela Loja Colaborativa é Fernanda Alves Santa Rosa, uma artesã que fabrica peças únicas de crochê e acessórios em resina. Seu trabalho criativo valoriza a identidade cultural local. Com a criação da loja, Fernanda conquistou pela primeira vez um ponto físico para expor e vender os produtos de forma contínua. Isso possibilitou novo fluxo de clientes e maior reconhecimento da sua marca.
"Passei a investir no desenvolvimento de novas coleções, organização financeira e profissionalização do negócio. A loja também possibilita a nossa participação em feiras e eventos, e o contato direto com consumidores e outros empreendedores amplia a visão sobre tendências e oportunidades de mercado. A Loja Colaborativa foi decisiva para transformar meu trabalho em fonte estável de renda", completa Fernanda.
SERVIÇO
- Agroindústria de panificação de Paulo Vinhas
Endereço: Rua Principal, Assentamento Paulo Vinhas, Itaúnas, Conceição da Barra.
Contato: (27) 98804-3598 (falar com Solange)
- Flor de Cerejeira (cosméticos naturais e veganos)
Endereço: Loja Colaborativa, Rod. Othovarino D. Santos, Guriri, São Mateus.
Contato: (27) 99603-7071 (falar com Júlia)
- Nanda Alves Criativa (peças de crochê e em resina)
Endereço: Loja Colaborativa, Rod. Othovarino D. Santos, Guriri, São Mateus.
Contato: (27) 99822-3458 (falar com Fernanda)