Dia D de vacinação no Estado tem mais de 38 mil doses aplicadas
18 de outubro de 2020Foto: Agência Brasil
Mais de 38 mil doses foram aplicadas neste sábado (17), no Espírito Santo, durante o dia “D” de mobilização nacional para as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação em todo o Estado. Os dados preliminares são do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria da Saúde (Sesa).
Segundo o Programa, foram registradas 38.106 doses administradas, sendo 27.271 de Poliomielite, voltadas às crianças de um ano a menor de cinco anos de idade – mesmo as já vacinadas anteriormente – e 10.835 doses da Campanha de Multivacinação, para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Apesar do bom resultado neste dia "D" de vacinação, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, faz o alerta para que a população continue indo às Unidades de Saúde ao longo das próximas semanas.
“No início das Campanhas tivemos uma baixa procura pela vacinação, mas obtivemos bons resultados neste sábado, com a melhora da adesão da população de norte a sul do Estado. Precisamos manter esse ritmo de hoje e aumentar ainda mais a adesão da população em ambas campanhas para que possamos alcançar a meta de imunização no Espírito Santo”, ressaltou a coordenadora.
As campanhas tiveram início no dia 5 de outubro e vão até o dia 30 deste mês. Os objetivos são a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil; a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis: além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.
Dados Campanhas Poliomielite e de Multivacinação
Até este sábado, foram vacinadas 46.090 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite, levando a cobertura vacinal para 22,56% (a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%).
Em relação à Campanha de Multivacinação, foram vacinadas 39.047 crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).
Vacinas disponibilizadas na Multivacinação
A Campanha Nacional de Multivacinação tem por objetivo a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com a oferta de todas as vacinas presentes no calendário nacional de imunização.
As vacinas para as crianças são: BCG; Hepatite B; Pentavalente; DTP; Rotavírus humano; Pneumocócica 10 valente; VIP – vacina inativada poliomielite; VOP – vacina oral Poliomielite; Meningocócica C; Febre amarela; Tríplice viral; Varicela e; Hepatite A.
Já as vacinas ofertadas aos adolescentes são: dT – difteria e tétano; Meningocócica ACWY; Febre amarela; Tríplice viral; HPV quadrivalente e; dTpa adulto.
Valedoitaúnas