Dia 24 é marcado por grande Conferência Intermunicipal dedicada à pessoa idosa, em Conceição da Barra, ES
25 de abril de 2025Foto: Divulgação
Nesta última quinta-feira (24), Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, foi palco de um evento memorável voltado inteiramente à valorização da pessoa idosa. A 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – etapa intermunicipal – reuniu os municípios de Conceição da Barra, Jaguaré e São Mateus em um encontro histórico, com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia Urgência por Equidade, Direito e Participação”.
O evento contou com a presença dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, além de autoridades da área da Assistência Social. Representaram seus respectivos municípios os secretários Dr. Jovane Clarindo (Conceição da Barra), Pastor Robson Aurélio de Oliveira (São Mateus) e Soriana Stabenow Petter dos Santos (Jaguaré). Também marcaram presença membros do poder legislativo de cada cidade, fortalecendo o compromisso coletivo com os direitos da população idosa.
Mais de 160 pessoas participaram do encontro, entre elas coordenadores dos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s), pedagogos, coordenadores do Cadastro Único, juventude engajada nas causas da pessoa idosa e representantes da sociedade civil. Em um ambiente acolhedor e cuidadosamente planejado, o evento promoveu debates, palestras e reflexões importantes sobre o Estatuto do Idoso, seus direitos, deveres e a importância da inclusão e do respeito à diversidade no processo de envelhecimento.
Foto: Divulgação
Um dos pontos altos da conferência foi a apresentação do projeto Vila do Idoso — uma proposta ousada, comunitária e inclusiva que difere do tradicional modelo de asilo. A Vila será pensada como um verdadeiro ecossistema voltado ao idoso, onde será possível viver com dignidade, autonomia e total amparo do Estado. O ambiente será construído com base em parcerias com o terceiro setor e buscará recursos estaduais e federais, oferecendo acesso a políticas integradas de saúde, cultura, lazer e esporte, tudo isso com profissionais qualificados em cada área. A proposta visa acolher idosos de toda a região norte do Espírito Santo, fortalecendo a convivência, os vínculos sociais e a valorização da experiência de vida dessa população.
Ao final da conferência, foram eleitos os representantes, delegados e suplentes que participarão da etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025. Segundo o secretário de Assistência Social, de Conceição da Barra, Dr. Jovane Clarindo, “todos os encaminhamentos e propostas debatidas nesta etapa intermunicipal serão levados à conferência estadual, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa”.
“O encontro intermunicipal foi, sem dúvida, um marco de união, respeito e compromisso social com quem tanto já contribuiu para a sociedade, reafirmando a importância da participação democrática e da equidade em todas as fases da vida”, finalizou Dr. Jovane Clarindo.
A Prefeitura de Conceição da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou esse importante ato com o objetivo de reafirmar seu compromisso com a população idosa, promovendo um espaço de escuta, valorização e construção coletiva de políticas públicas.