Home - Brasil - Dezenas de famílias serão retiradas de comunidades em Ouro Preto...

Dezenas de famílias serão retiradas de comunidades em Ouro Preto devido a barragem

11 de fevereiro de 2021

Moradores serão removidos da ZAS próximo à barragem Doutor, da mina de Timbopeba

Dezenas de famílias serão retiradas de comunidades em Ouro Preto devido a barragemBarragem Doutor, na mina Timbopeba, em Ouro Preto, da mineradora Vale – Foto: Reprodução/TV Globo

Cerca de 30 famílias das comunidades de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, serão retiradas da zona de autossalvamento (ZAS) próximo à barragem Doutor, da mina de Timbopeba.

As visitas para acertar as remoções começarão a partir desta quinta-feira (11) e as pessoas poderão escolher as casas onde vão morar. A Vale já retirou 144 famílias da região e o descomissionamento da barragem começou em 2020.

A Vale informou que as famílias serão realocadas sob a coordenação da Defesa Civil, com o apoio da mineradora. Elas receberão assistência integral e terão participação ativa na escolha das moradias, que serão entregues após reforma e limpeza.

Os animais domésticos e de produção que não puderem ser levados pelos tutores, de imediato, serão acolhidos temporariamente e ficarão sob cuidados de profissionais e especialistas como médicos veterinários, biólogos e auxiliares.

A operação cumprirá todos os protocolos de saúde e segurança recomendados diante do quadro de pandemia da Covid-19.

Segundo a empresa, essas famílias vão poder escolher local para serem realojadas.

Sem alteração

A Vale ressalta que não houve alteração nas condições de segurança da barragem Doutor. A estrutura, que permanece em nível 2 de emergência, é monitorada 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Técnico (CGM).

A mineradora reforça que todas as barragens são monitoradas por dois modernos Centros de Monitoramento Geotécnicos (CMGs) em Minas Gerais, além de inspeções em campo, manutenções, monitoramento por radares, estações robóticas, câmeras de vídeo com inteligência artificial e por instrumentos, como piezômetros manuais e automatizados, drones de inspeção, radar e geofones (sensores para medir ondas sísmicas).

Barão de Cocais

Seis famílias que estavam na ZAS da barragem Norte Laranjeiras, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, foram retiradas no dia 18 de dezembro do ano passado.

Valedoitaúnas/Informações G1 MG



banner
banner