Detran-ES descobre quase 200 fraudes em habilitações; polícia vai investigar
12 de novembro de 2022Investigação apontou que 161 motoristas reprovados tiveram a situação atualizada para aprovados; 25 suspensões e 5 cassações também foram canceladas com a fraude
Polícia investiga fraude que beneficiou 191 motoristas no ES — Foto: Reprodução / TV Gazeta
Uma denúncia anônima ao Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran) fez com que o órgão iniciasse uma investigação que encontrou quase 200 fraudes na emissão e atualização de carteiras de motorista no estado. A informação foi divulgada pelo Detran nesta sexta-feira (11).
A investigação inicial apontou que 191 motoristas foram beneficiados, entre 15 de agosto e 7 de outubro, sendo que 161 motoristas tiveram a condição trocada de reprovados para aprovados, 25 suspensões e 5 cassações também foram canceladas com a fraude.
Dois servidores públicos comissionados suspeitos de envolvimento foram afastados.
O diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, afirmou que o sistema do Detran é 100% aditável e que os mecanismos de proteção para combate à fraude foram reforçados. A princípio, quem foi beneficiado pela prática já teve a CNH bloqueada e deve entregar o documento em até 48h.
Um dossiê com mais de 300 páginas detalhando a fraude foi encaminhado à Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e ao Ministério Público Estadual (MPES). A PCES vai conduzir as investigações para verificar se há outras pessoas envolvidas e se os servidores receberam dinheiro pra alterar o sistema.
“São denúncias graves porque envolvem justamente burlar um sistema e, com isso, beneficiar-se e (...) poder novamente conduzir veículos. Isso é perigoso porque expõe a vida de pessoas”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda.
(Fonte: g1 ES)