Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama é o novo presidente do TRE-ES
11 de dezembro de 2021Em seu discurso, José Paulo Calmon Nogueira da Gama reforçou os desafios em conduzir a Justiça Eleitoral em tempos de desinformação e de acirramento político em todos os campos
Posse do novo presidente do TRE-ES, José Paulo Calmon Nogueira da Gama – Foto: TRE-ES
O desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama tomou posse, na tarde dessa sexta-feira (10), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) para o biênio 2022/2023. Ele substitui Samuel Meira Brasil Júnior e estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba nas eleições do ano que vem.
Já o também desembargador Namyr Carlos de Souza Filho foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de corregedor regional eleitoral. A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal.
Em seu discurso, José Paulo Calmon Nogueira da Gama reforçou os desafios em conduzir a Justiça Eleitoral em tempos de desinformação e de acirramento político em todos os campos.
Os principais tópicos abordados pelo novo presidente do TRE-ES foram o combate às fake news, a garantia da cibersegurança e a preservação do regime democrático.
"A dinâmica das fake news se desenvolve dentro da rotina digital de constante bombardeio de informações, que refletem uma subcultura específica, pondo em risco as práticas essenciais da tolerância, no dissenso e do debate no âmago da opinião pública democrática", ressaltou.
José Paulo Nogueira também falou dos desafios das próximas eleições. "Quase todos os dias ouço que as próximas eleições serão as mais difíceis da era republicana, que os ânimos estarão exaltados como nunca. Mas para quem se organiza com determinação, não há desafio insuperável, e para quem ama a pátria, não há temor", frisou.
O encerramento da cerimônia aconteceu com a apresentação da foto de Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior no quadro de ex-presidentes do Tribunal e da recepção de boas-vindas, com troca de flores, pelas esposas dos Desembargadores Samuel e José Paulo, Anna Lara Ferreira Brasil e Cláudia Maria Fonseca Calmon Nogueira da Gama.
Valedoitaúnas (Folha Vitória)