Descarte irregular de lixo compromete meio ambiente e segurança em municípios capixabas
28 de março de 2025Suzano alerta sobre crime ambiental e reforça ações para combater o problema; O Canal “Guardiões da Floresta” está disponível para receber denúncias
Lixo em beira de estrada no Norte do Espírito Santo – Foto: Divulgação
A Suzano registrou o acúmulo de lixo despejado em áreas de plantio e preservação florestal em regiões do Espírito Santo, como Aracruz, Fundão, Serra e São Mateus, por exemplo. O problema liga um sinal de alerta para os impactos ambientais e sociais. Somente entre 2022 e 2024, 392 ocorrências de descarte irregular de restos foram computadas no canal Guardiões da Floresta, sendo a grande maioria resíduos urbanos.
A prática ilegal de desperdício de resíduos impactados diretamente no meio ambiente e na segurança pública, contribuindo para a poluição do solo, água e ar, além de aumentar os riscos de enchentes, incêndios florestais e proteção de doenças. Também afeta a estética das cidades, aumentando a sensação de insegurança e desvalorizando os espaços públicos e favorecendo a presença de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, que representam perigo para as comunidades vizinhas e trabalhadores das áreas afetadas.
Entre os pontos críticos identificados pelo Departamento de Inteligência Patrimonial da Suzano estão localizados como Morro das Almas, Delanor, Louro e Mar Azul em Aracruz, e região de Praia Grande, no Fundão.
Elian Correa, Supervisor de Inteligência Patrimonial da Suzano – Foto: Divulgação
"O descarte irregular de lixo é um crime previsto na lei e tem consequências graves para o meio ambiente e para a sociedade. A identificação dos responsáveis é fundamental para combater essa prática e garantir a segurança de nossas florestas e comunidades. A Suzano atua direta e incansavelmente no combate às práticas ilegais em florestas", destaca Elian Correia, Supervisor de Inteligência Patrimonial da Suzano.
Ações para combater o descarte indevido do lixo
A Suzano vem implementando ações estratégicas para combater o grave problema do lixo, como a instalação de placas informativas em locais críticos, rodadas preventivas regulares, uso de tecnologias e abordagem educativa para conscientizar os indivíduos sobre os impactos do descarte inadequado. A empresa também colabora com as autoridades para a remoção de resíduos e aplicação de medidas legais cabíveis.
A Prefeitura de Aracruz também adotou medidas para melhorar a gestão de resíduos, incluindo a instalação de 200 novos contêineres de lixo em diversos pontos da cidade, especialmente no litoral. Além disso, a prefeitura desenvolve um projeto de revitalização de pontos críticos de descarte irregular, transformando essas áreas em jardins com o apoio da comunidade.
A população pode contribuir denunciando casos de descarte irregular por meio do canal “Guardiões da Floresta”, que funciona gratuitamente via telefone ou WhatsApp, pelo número 0800-203-0000. O apoio da comunidade é essencial para manter a integridade ambiental e adotar práticas que prejudicam a sociedade e a biodiversidade.