Home - Política - Deputado Messias Donato cobra esclarecimentos sobre expansão da formação médica...

Deputado Messias Donato cobra esclarecimentos sobre expansão da formação médica no Brasil

22 de agosto de 2025

Deputado Messias Donato cobra esclarecimentos sobre expansão da formação médica no BrasilFoto: Divulgação

O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) protocolou dois Requerimentos de Informação (RICs) na Câmara dos Deputados, direcionados aos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha. As solicitações têm como base o estudo Demografia Médica no Brasil 2025, que projeta um crescimento expressivo no número de médicos em atividade no país, mas alerta para desequilíbrios na distribuição e desafios de qualidade na formação profissional.

Segundo o levantamento, o Brasil deve alcançar até 2035 mais de 1,15 milhão de médicos, com uma densidade de 5,2 por mil habitantes – número superior ao de países como Estados Unidos e Japão. No entanto, esse avanço esconde problemas estruturais: cerca de 58% dos médicos estão concentrados em apenas 48 municípios de grande porte, enquanto milhares de cidades menores seguem carentes de profissionais de saúde.

Nos requerimentos, Donato questiona o MEC sobre a qualidade dos cursos de Medicina, hoje em número recorde – 448 instituições, com quase 48,5 mil vagas anuais, a maioria no setor privado. O parlamentar cobra informações sobre a infraestrutura das faculdades, o preparo do corpo docente e as políticas de garantia de padrões mínimos de excelência. Ele também pede esclarecimentos sobre a expansão de vagas em residência médica, diante do descompasso entre a quantidade de graduados e as oportunidades de especialização.

Já ao Ministério da Saúde, o deputado solicita detalhes sobre ações voltadas à fixação de médicos em municípios de pequeno porte, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, historicamente desassistidas. Donato quer saber ainda se há articulação com o MEC para reavaliar a abertura de novos cursos, de modo a alinhar a formação profissional às necessidades reais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o parlamentar, o debate não deve se restringir ao número de médicos formados, mas também à sua distribuição e qualificação. “Ampliar o acesso é importante, mas não pode ser feito à custa de uma formação precária ou guiada apenas por interesses comerciais. É preciso responsabilidade para que o aumento no número de profissionais represente, de fato, mais acesso e qualidade na saúde pública”, argumenta.

Com os requerimentos, Messias Donato reforça sua posição de fiscalização e de defesa da melhoria do sistema de saúde, cobrando do governo federal medidas concretas que garantam equilíbrio entre a expansão da formação médica e a real melhoria do atendimento à população.



banner
banner