Home - Política - Deputado Messias Donato assina pedido de CPI para investigar ONGs...

Deputado Messias Donato assina pedido de CPI para investigar ONGs brasileiras que receberam recursos dos EUA

05 de fevereiro de 2025

Deputado Messias Donato assina pedido de CPI para investigar ONGs brasileiras que receberam recursos dos EUADeputado federal do Espírito Santo, Messias Donato – Foto: Divulgação

O deputado federal do Espírito Santo, Messias Donato (Republicanos), assinou um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo examinar as atividades de organizações não governamentais brasileiras que, segundo informações, teriam recebido recursos do governo dos Estados Unidos e possivelmente se envolvido em ações que interferiram nas eleições no Brasil.

De acordo com o parlamentar, as recentes informações provenientes dos Estados Unidos desde a posse do presidente Trump podem acarretar sérios danos tanto para a nação quanto para o contexto político mundial.

“As informações referem-se à ONGs que foram financiadas com recursos do contribuinte dos Estados Unidos, com o objetivo de interferir na opinião pública e até influenciar eleições em diversos países, incluindo o Brasil. Não podemos nos calar mediante aos fatos e temos o direito de investigar a veracidade dessa afirmação. Precisamos de esclarecimentos, pois, se isso realmente ocorreu, teria sido um dos mais significativos ataques à democracia na história do nosso país”, destacou o parlamentar.

Conforme o pedido de criação da CPI que será protocolado em breve, existem indícios robustos de que esses recursos podem ter sido utilizados “para influenciar processos eleitorais, impor censura, controlar as redes sociais, conduzir debates políticos direcionados e construir narrativas na mídia que beneficiem determinadas agendas políticas, que não estão necessariamente em sintonia com os interesses da população brasileira”.

Donato ressaltou que a criação da CPI neste momento é crucial para investigar a proveniência, a aplicação e o uso de fundos internacionais por ONGs no Brasil, além de verificar se esses recursos foram empregados em atividades que possam ameaçar a ordem pública, a soberania do país e a integridade da democracia no Brasil.



banner
banner