Home - Geral - Dente impactado: o que é, causas e riscos

Dente impactado: o que é, causas e riscos

08 de novembro de 2023

Os caninos e os dentes do siso são impactados com mais frequência

Dente impactado: o que é, causas e riscosA impactação dentária pode causar inflamação gengival e periodontite – Foto: FreePik

Todos nós queremos que nossos dentes tenham a melhor forma, cor e alinhamento possíveis. No entanto, ocasionalmente, certos dentes apresentam uma condição conhecida como impactação.

Se aplicarmos a definição da palavra "impacto" – o alojamento de qualquer coisa que faça com que ele se fixe – aos dentes, que ficam impactados se não erupcionarem naturalmente, mas permanecerem na posição inadequada nas mandíbulas.

Na realidade, vários problemas podem surgir como resultado de dentes impactados nas gengivas ou nos ossos. Mas, primeiro, vamos aprender mais sobre as possíveis razões pelas quais isso pode acontecer.

É importante observar que os caninos e os dentes do siso são impactados com mais frequência.

A impactação dentária pode ser causada por:

1. Mandíbulas pequenas: Quando não há espaço suficiente na mandíbula para a erupção dos dentes, que permanecem dormentes e resulta em impactação.

2. Apinhamento: Em algumas situações, os maxilares já estão superlotados devido à presença de dentes extras, impossibilitando encontrar espaço para os dentes do siso, que provavelmente estão em erupção.

3. Dentes grandes: Muitas pessoas já têm dentes grandes demais para a boca, não deixando espaço para o crescimento do novo dente.

4. Dentes deslocados ou deformados: Para que os dentes erupcionem normalmente, eles não devem ser deslocados, pois isso impede que os dentes sigam sua rota habitual de erupção e, como resultado, impede que os dentes cheguem ao seu estado final, localização correta.

Existem algumas coisas que você deve estar ciente se tiver dentes impactados. Primeiro, você precisa entender como esses distúrbios afetam tanto o dente impactado quanto os dentes ao seu redor.

É melhor estar ciente de que a impactação dentária frequentemente não apresenta sintomas, mas frequentemente leva a problemas graves:

1. Pode resultar em mordida torta porque o dente impactado empurra os dentes vizinhos para fora do lugar, causando problemas funcionais.

2. Pode causar inflamação gengival e periodontite: quando um dente erupciona apenas parcialmente, ele retém placa bacteriana, partículas de alimentos e outros detritos ao seu redor, o que resulta em pericoronite e inflamação dos tecidos moles, além da perda óssea.

3. Pode causar cáries: os dentes vizinhos de um dente impactado apresentam frequentemente cáries porque existem locais mais retentivos para reter alimentos e bactérias. Como resultado, é mais provável que ocorra cárie dentária.

Você pode ter sorte e não sentir nenhum sintoma devido ao dente impactado, mas esteja ciente de que isso também pode causar alguns sintomas/incômodos:

1. Dor na mandíbula e gengiva;

2. Dor de cabeça persistente;

3. Mau gosto ao morder;

4. Vermelhidão e inchaço das gengivas;

5. Inchaço;

6. Dificuldade de abrir a boca.

(Fonte: iG)



banner
banner