Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Espírito Santo
16 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação/Freepik
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas em grandes volumes no Espírito Santo ao longo desta semana. O aviso aponta risco que varia de moderado a alto, com previsão de tempo nublado em todo o Estado e possibilidade de tempestades, principalmente na noite desta terça-feira (16).
De acordo com o órgão, os acumulados de chuva podem variar entre 10 e 50 milímetros, com maior incidência nas regiões do Caparaó, Sul e Noroeste. Nessas áreas, há possibilidade de chuva intensa, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento.
A partir de quarta-feira (17) até quinta-feira (18), a situação pode se agravar com a chegada de uma nova frente fria. A previsão indica chuvas fortes e frequentes, com ocorrência de raios e ventos intensos que podem atingir velocidades entre 50 e 70 km/h, especialmente nas regiões Sul, Caparaó, Serrana e Noroeste. No Sul e no Caparaó, o volume acumulado de chuva pode variar entre 30 e 50 milímetros, com possibilidade de chegar a 70 milímetros em alguns pontos.
A Defesa Civil alerta que os altos volumes de chuva em curto intervalo de tempo elevam o risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e deslizamentos de encostas, principalmente em áreas consideradas de risco. A orientação é para que a população permaneça atenta às condições do tempo e adote medidas preventivas.
Alerta vermelho
Além do alerta estadual, parte da Região Sul do Espírito Santo está sob alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso indica grande risco de chuvas intensas, com possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios. A previsão é válida até o fim de quarta-feira (17), com estimativa de volume superior a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao longo do dia.