Daniel Santana investe na expansão do setor agrícola e diversificação da fruticultura em São Mateus
20 de agosto de 2021Prefeito Daniel Santana investe na agricultura e diversificação da fruticultura – Foto: Divulgação/PMSM
“O agricultor precisa de investe na agricultura e diversificação da fruticultura água e estradas para escoar sua produção, pois trabalhar e produzir, ele sabe” – sempre lembra o prefeito de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, Daniel Santana, que determinou a manutenção periódica das estradas rurais de todo o município, e a Prefeitura tem construído barragens para garantir a irrigação das plantações.
Agora, Daniel quer a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura voltada para diversificação agrícola e intensificação da fruticultura. Para isso conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), através do secretário da pasta, Paulo Foletto.
Daniel está criando em São Mateus, via Projeto de Lei, o Programa de Distribuição de Mudas, Sementes e Insumos. A iniciativa tem por objetivo o estímulo à diversificação agrícola no município, que encontra campo fértil com a tendência, já consolidada e com o respaldo de diversas instituições que atuam na expansão e intensificação da fruticultura no Norte capixaba.
Atendimento
Daniel com equipe de governo – Foto: Divulgação/PMSM
A distribuição ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura, e para serem atendidos, os produtores rurais devem estar inseridos no cadastro da Pasta, e tenham preenchido e assinado o formulário de solicitação específico do Programa e apresentem os documentos exigidos.
Os produtores que comprovarem participação em programas de incentivo federais, estaduais ou municipais, tais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa de Desenvolvimento Sustentável de Projetos de Assentamentos, não terão custos.
Fortalecimento da Fruticultura
O município de São Mateus é membro do Consórcio Prodnorte e mantém sólidas parcerias com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES) e com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Por sua vez, essas instituições estão empenhadas no fomento da fruticultura, objetivo do projeto “Implantação e Desenvolvimento da Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo”, que tem cinco metas definidas: fazer, ainda em 2021, o diagnóstico da região; promover, em 2022, a melhoria das instituições parceiras para melhor atender as demandas dos envolvidos no projeto e promover capacitações, como minicursos e dias de campo; em 2023, fazer a instalação de Unidades de Referência Tecnológica nos municípios envolvidos.
Com a finalidade de desenvolvimento do Projeto, os municípios que integram o Prodnorte serão organizados em dois núcleos, sendo um deles, São Mateus e o outro, Montanha.
Aptidão para a diversificação
Município de São Mateus vem diversificando sua produção agrícola, com excelentes resultados na fruticultura – Foto: Divulgação/PMSM
Embora seja conhecido como Capital Nacional da Pimenta do Reino, São Mateus, ao longo dos últimos anos, vem diversificando sua produção agrícola, com excelentes resultados na fruticultura. É o maior produtor capixaba de limão Tahiti, apresenta excelentes resultados com diversos cítricos e produz uma grande variedade de frutas, com destaque para goiaba, coco, uva, acerola, banana prata, banana da terra, mamão, maracujá, pitaya e abacaxi, entre outras frutas.
Valedoitaúnas