Home - Mundo - Cubano pilota avião russo em baixa altitude para escapar dos...

Cubano pilota avião russo em baixa altitude para escapar dos radares e chegar aos EUA

24 de outubro de 2022

Imigrante usou um monomotor Antonov An-2, da era soviética, e voou cerca de 435 km sobre o Estreito da Flórida; ele pousou em uma pista na Reserva Nacional Big Cypress

Cubano pilota avião russo em baixa altitude para escapar dos radares e chegar aos EUACubano usou aeronave russa para deixar a ilha caribenha e chegar aos EUA –Foto: Reprodução

Um imigrante cubano de 29 anos usou um avião para sair da ilha caribenha e entrar no território americano, na última sexta-feira. O piloto atravessou o Estreito da Flórida, que separa Cuba dos Estados Unidos, com um Antonov AN-2 da era soviética. A travessia foi feita em baixa altitude para a aeronave não ser notada pelos radares.

O pescador Brian Cone registrou em vídeo quando a aeronave passou por Islamorada. "Avião muito estranho voando por nós esta manhã!! Me disseram que é um russo An2. O que pode significar que é um contrabandista. Fique atento", escreveu.

De acordo com a imprensa americana, o piloto saiu de Sancti Spiritus, em Cuba. Ao se aproximar dos EUA, ele ligou pelo rádio para o Aeroporto de Treinamento e Transição Dade-Collier, localizado na Reserva Nacional Big Cypress, e disse que estava com pouco combustível.

O contato foi feito quando a aeronave estava a cerca de 80 km de Miami. O cubano alegou que precisava pousar rapidamente e, então, a área foi liberada para a aterrissagem.

“Ele disse que era um desertor de Sancti Spiritus, Cuba”, disse Gregory Chin, porta-voz do Departamento de Aviação do Condado de Miami-Dade, dono da pista de pouso, em entrevista ao "Miami Herald".

O piloto era o único ocupante da aeronave. Ele disse trabalhar para uma empresa estatal cubana de voos domésticos.

O imigrante foi detido por funcionários da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, da sigla em inglês) e está sob custódia.

Valedoitaúnas (O GLOBO)



banner
banner