Home - Economia - Crescimento do setor de serviços capixaba fica acima da média...

Crescimento do setor de serviços capixaba fica acima da média nacional

16 de outubro de 2024

Espírito Santo está em 4º no ranking brasileiro nessa atividade. Estudo aponta que segmento cresceu 6% ao comparar agosto deste ano com o mesmo mês de 2023

Crescimento do setor de serviços capixaba fica acima da média nacionalAna Carolina Júlio – Foto: Jove Fagundes

A movimentação do setor de serviços do Espírito Santo tem se destacado entre os estados brasileiros e está acima da média nacional. Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) aponta que o volume de atividades alcançou 114,3 pontos em agosto, enquanto o índice do país ficou em 105,9. Ao comparar o mês com o mesmo período do ano passado, o serviços capixabas cresceram 6%. Esse resultado é maior que o nacional, em que houve aumento de 1,7%.

No ranking brasileiro, o setor de serviços do estado ficou em 4º lugar em agosto, atrás apenas de Tocantins (118,4), Paraná (115,8) e Santa Catarina (115,4). As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na variação mensal, enquanto o Espírito Santo registrou queda de 0,7%, o Brasil caiu 0,4%. Porém, a coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explica que o desempenho capixaba ainda está em um patamar elevado, com uma trajetória de crescimento no ano. “A posição de destaque do Espírito Santo pode ser resultado da diversificação do setor e da capacidade de adaptação às mudanças econômicas, consolidando-o como uma referência”.

A coordenadora reforça que uma das explicações do bom desempenho é o comércio eletrônico. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor de e-commerce deve movimentar mais de R$ 205 bilhões em 2024, um crescimento de 10%.

“O aumento da demanda por serviços logísticos e transporte de mercadorias pode estar ligado ao crescimento das compras on-line. Além disso, a demanda por frete aéreo subiu 80% nos últimos três anos. Isso demonstra o quanto a logística tem sido importante para manter a eficiência e a competitividade das empresas que atuam no comércio eletrônico”, ressaltou Ana Carolina Júlio.

Ao avaliar cada segmento da PMS, verifica-se que o destaque foi o grupo “Outros serviços”, que abrange consultoria, gestão de resíduos, aluguel de bens móveis e reparação de veículos, com crescimento de 21,1% ao comparar agosto deste ano com o mesmo mês de 2023. Outro item que se sobressai é o de transportes – seja de carga ou passageiros –, serviços auxiliares aos transportes e correios, com 16,3% de aumento.

Estabilidade nas vendas do comércio

A variação acumulada nas vendas do comércio capixaba deste ano – até agosto – mostra uma estabilidade do setor em relação a 2023, de acordo com o Connect Fecomércio-ES, que analisou os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE.

O comércio varejista registrou um volume de vendas acumulado 0,6% inferior em comparação com 2023. Já considerando o comércio ampliado, que engloba veículos, motos, materiais de construção, além de alimentos, bebidas e fumo no atacado, houve um crescimento de 0,9% no período.

Ao analisar o desempenho do comércio capixaba por atividades, 5 dos 8 segmentos de comércio varejista apresentaram aumentos no volume de vendas ao se comparar agosto de 2024 e o mesmo mês de 2023. Os principais destaques foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (22,3%) e o segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico (34,9%).

O volume de vendas no segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que foi 3,7% superior ao observado em agosto de 2023, e que registrou um aumento acumulado de 2,3% em 2024, também merece destaque, principalmente pela sua representatividade no varejo capixaba, de acordo com o relatório do Connect Fecomércio-ES.

Em relação ao comércio ampliado, destaca-se o segmento de veículos, motocicletas, partes e peças, com crescimento de 13,1% em relação a agosto de 2023, e um aumento acumulado de 13,9% no ano. “A expansão considerável desse segmento no Espírito Santo segue uma tendência nacional, indicando uma recuperação no setor automotivo após os efeitos da pandemia, época em que consumidores podem ter adiado a compra, de alto valor, devido às incertezas econômicas”, esclareceu Ana Carolina Júlio.

Sobre a Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES, Faesa, Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).



banner
banner