Home - Geral - Cras Quilombola de Conceição da Barra no ES sediará mutirão...

Cras Quilombola de Conceição da Barra no ES sediará mutirão de documentação de trabalhadoras rurais do MDA

16 de agosto de 2023

Cras Quilombola de Conceição da Barra no ES sediará mutirão de documentação de trabalhadoras rurais do MDAFoto: Divulgação

O CRAS Quilombola “Negro Rugério” localizado no Bairro Santana, na Sede do município de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, sediará o “Mutirão de Documentação de Trabalhadoras Rurais” organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), sendo esta uma importante política pública direcionada às mulheres e que está sendo retomada neste governo.

O mutirão acontecerá nesta quinta-feira (17), sexta-feira (18) e sábado (19), de 8h às 16h, e na ocasião, e as mulheres residentes nas 39 comunidades rurais deste município poderão dar o primeiro passo para o ingresso à cidadania, aos direitos sociais e trabalhistas e às políticas públicas.

Serão realizados emissão de documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Pescadora (Registro Geral de Pesca);
  • Cadastro Nacional da agricultura Familiar (CAF);
  • Contrato de Concessão de Uso;
  • CadÚnico;
  • Contrato de Concessão de Uso (CCU);
  • Atualização cadastral e CAF para assentadas da reforma agrária, Detran, entre outros.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), foi encarregada pelo MDA, de viabilizar toda a estrutura do evento, para isto já está mobilizando sua equipe com o intuito de divulgar o evento para as mulheres rurais do município, e as incentivarem a participar desta oportunidade de terem acesso aos documentos civis, trabalhistas e previdenciários.

Cras Quilombola de Conceição da Barra no ES sediará mutirão de documentação de trabalhadoras rurais do MDAVereadora Camila Rodrigues Pereira Figueiredo – Foto: Divulgação

Para a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, Camila Rodrigues Pereira Figueiredo (PL), o mutirão tem grande importância para a promoção da qualidade de vida e da dignidade para as mulheres trabalhadoras deste município, uma vez que a documentação básica é essencial para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos sociais.

A parlamentar destacou também o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento econômico do município.

Nesta primeira fase, este mutirão acontece em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e demais parceiros nas esferas federal, estadual e municipal. Aqui no Estado do Espírito Santo, além de Conceição da Barra, os mutirões acontecerão nas cidades de São Mateus e Aracruz. A escolha dessas cidades, além da abrangência pela Sudene, considerou também a relevante presença de agriculturas familiares, quilombolas, pescadoras e assentadas da reforma agrária na cidade.



banner
banner