Home - Mundo - Covid-19 supera 1 milhão de casos confirmados no mundo

Covid-19 supera 1 milhão de casos confirmados no mundo

02 de abril de 2020

Total pode ser ainda maior, uma vez que autoridades de saúde reforçam necessidades de se fazer testes para se saber o real espalhamento da Covid-19. Após desacelerar na China, pandemia explodiu na Europa e nos EUA em março

Covid-19 supera 1 milhão de casos confirmados no mundoHospital de campanha montado em centro de convenções em Madri, na Espanha, recebe pacientes com novo coronavírus nesta quinta-feira (2) – Foto: Sergio Perez/Reuters

O número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de 1 milhão nesta quinta-feira (2), informa levantamento da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, segundo o estudo, passa de 50 mil.

Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em 2 de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Ou seja, o número de registros de Covid-19 aumentou em quase 1.000% em 31 dias.

Entretanto, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.

A disparada no número de casos e a transmissão sustentada do novo coronavírus em praticamente todos os continentes levou a OMS a declarar pandemia em 11 de março.

Na ocasião, os contágios na China – primeiro epicentro da doença – começavam a estagnar. No entanto, os registros de Covid-19 na Europa, especialmente na Itália, disparavam. Foi ainda no início de março que diversos governos europeus decretaram medidas para forçar o distanciamento social, como restrições na circulação de pessoas nas ruas e fechamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos.

Covid-19 supera 1 milhão de casos confirmados no mundoFuncionário confere 64 camas para atender pacientes com coronavírus em hospital em Manhattan, Nova York – Foto: REUTERS/Andrew Kelly

Os Estados Unidos também viram um aumento considerável no número de casos de Covid-19. A doença apareceu inicialmente na Costa Oeste, em estados como Washington e Califórnia. Porém, Nova York registrou explosão do novo coronavírus e se tornou o principal epicentro da epidemia no país.

Nesta quinta-feira (2), inclusive, os Estados Unidos tinham o maior número de casos de novo coronavírus em todo o mundo: mais de 230 mil. A Itália, entretanto, registrou mais mortes pela Covid-19, com quase 14 mil vítimas da doença.

Veja os 10 países com mais casos do novo coronavírus às 16h50 desta quinta-feira, segundo a Universidade Johns Hopkins

1. Estados Unidos — 236.339 casos

2. Itália — 115.242 casos

3. Espanha — 110.238 casos

4. Alemanha — 84.600 casos

5. China — 82.432 casos

6. França — 59.929 casos

7. Irã — 50.468 casos

8. Reino Unido — 34.164 casos

9. Suíça — 18.827 casos

10. Turquia — 18.135 casos

Novo coronavírus no Brasil

O Brasil tem mais de 7 mil casos confirmados do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o governo brasileiro, há transmissão sustentada da doença no país: ou seja, não é possível rastrear qual a origem da infecção e o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Entretanto, o número de casos no Brasil pode ser ainda maior: o país tem ao menos 23,6 mil testes à espera do resultado. Essa subnotificação de registros tem duas causas, segundo especialistas ouvidos pelo G1: a falta de testagem maciça no Brasil e a demora para finalizar as análises já iniciadas mas não concluídas.

Veja abaixo a cronologia da Covid-19 no Brasil

* 4 de fevereiro — Mesmo antes dos primeiros registros, Governo decreta emergência sanitária por causa da doença

* 26 de fevereiro — Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus, em São Paulo

* 17 de março — São Paulo registra primeira morte no Brasil causada pela Covid-19; vítima era um homem de 62 anos

* 20 de março — Com mais de 900 casos, Ministério da Saúde declara transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o país

Valedoitaunas/Informações G1



banner
banner