Coveiros se recusam a carregar caixão e causam confusão em cemitério
15 de maio de 2020De acordo com os profissionais, a recomendação da prefeitura do município é que eles não encostem nos caixões
Foto: Reprodução/TV Vitória
Coveiros do cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro Porto Engenho, em Cariacica, se recusaram a carregar o caixão de um taxista morto pela covid-19. De acordo com os profissionais, a medida é uma recomendação da prefeitura do município.
A família do homem demonstrou revolta com a recusa em levar o caixão. "Dois sentimentos se juntaram: a perda do ente querido e o desprezo. Em nenhum momento eles foram profissionais. Ficaram fazendo hora com a nossa cara", afirmou o irmão do taxista, Marílio Mendonça.
A atitude dos coveiros surpreendeu o responsável pelo cemitério. De acordo com o coordenador, os profissionais dispõe de todos os equipamentos de proteção necessários para fazer o trabalho em segurança. Contudo, mesmo usando os itens, os coveiros afirmam que a orientação da administração do município é que eles não encostem nos caixões.
O assessor técnico da Secretaria de Serviços da Prefeitura de Cariacica, Renato Teixeira, disse que o profissional que se recusou a carregar o caixão já foi identificado e que não existe orientação para não se carregar os objetos. "Não há motivo para se recusar a fazer o sepultamento, visto que é uma atribuição prevista por decreto municipal. A prefeitura disponibiliza todos os equipamentos de segurança semanalmente", garante.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória