Correr emagrece?
04 de março de 2020Mais da metade da população brasileira tem excesso de peso; correr pode ser uma boa opção para ajudar a perder peso, entenda como
Foto: Freepik
No Brasil, mais da metade da população, 55,7%, tem excesso de peso e 19,8% é obesa de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2019. Os dados também apontaram que o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, em 2018, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens,18,7%.
Muitas pessoas buscam a corrida como uma forma de auxiliar o processo de emagrecimento, mas correr realmente emagrece? “A corrida pode ser sim uma excelente aliada no processo de emagrecimento. Mas, ela sozinha normalmente não é capaz disso”, responde Daniela Fiorin Cubas, médica endocrinologista.
Entenda como funciona seu metabolismo
Para manter o corpo em funcionamento há um gasto de energia diária que representa o metabolismo em repouso associado aos gastos que representam o gasto energético total, ou seja, o que gastamos para viver (taxa metabólica de repouso – calorias que é usada para o coração bater, o cérebro funcionar, etc.), mais efeito térmico dos alimentos (o que gastamos na digestão), mais efeito térmico da atividade física.
O metabolismo em repouso depende da idade, sexo, peso, massa muscular, genética, temperatura do ambiente e outros fatores. “Quando praticamos atividade física, quanto maior o tempo e maior a intensidade, aumentamos mais nosso gasto energético total, mais calorias e, consequentemente, maior tendência para emagrecer”, explica Daniela.
Para emagrecer é necessário atingir um balanço energético negativo
Então, dessa maneira emagrecer parece simples, não é mesmo? Infelizmente, não é bem assim. Nem todos os indivíduos conseguem perder peso logo que começam a correr e há estudos mais recentes que explicam isso. “Quando aumentamos a atividade física há um mecanismo regulatório do nosso hipotálamo que também aumenta nossa fome, ou seja, comemos mais e assim tendemos a manter o peso e infelizmente existem pessoas que até ganham peso e gordura, pois acabam comendo mais do que conseguem gastar”, alerta a médica endocrinologista – especialidade que trata as doenças relacionadas a hormônios e metabolismo, dentre elas obesidade e sobrepeso.
Para conseguir perder peso com a corrida é necessário associar reeducação alimentar ao pacote de mudança de hábitos, buscando ingerir menos calorias. “Normalmente, para perder peso, é necessário ter um déficit calórico de 500 Kcal em relação ao que a pessoa está acostumada a comer. Com a prática regular de exercícios, com um déficit menor, é possível perder peso também”, finaliza Daniela Cubas.
Valedoitaunas/Informações R7