Home - Mundo - Corpo encontrado em gruta do vulcão Etna pode ser de...

Corpo encontrado em gruta do vulcão Etna pode ser de jornalista desaparecido há 50 anos

12 de novembro de 2021

Mauro de Mauro desapareceu em setembro de 1970; suspeita-se que ele tenha sido morto pela Máfia

Corpo encontrado em gruta do vulcão Etna pode ser de jornalista desaparecido há 50 anosFoto divulgada pelas autoridades locais da gruta em que o corpo foi encontrado – Foto: Divulgação/Redes Sociais

Foi encontrado, nesta terça-feira, em uma gruta do Monte Etna, na Itália, o corpo de um homem de cerca de 50 anos. O cadáver estava em uma gruta de difícil acesso naquele que é o maior vulcão ativo da Europa. Uma das possibilidades investigadas pela polícia é de se tratar dos restos mortais do jornalista investigativo italiano Mauro de Mauro, desaparecido nos anos 70.

 O corpo foi encontrado durante um treinamento das forças policiais da Catânia, cidade ao sul do vulcão. Os cães farejadores que acompanhavam a atividade sentiram o cheiro e acabaram por levar os policiais até a entrada da gruta em que o corpo se encontrava. Ao jornal inglês The Guardian, o tenente coronel Massimiliano Pacetto descreveu o local:

“É uma área muito isolada. Vamos lá periodicamente para realizar nossos exercícios. Foi graças aos cachorros farejadores que o corpo foi encontrado”, disse.

As investigações iniciais indicam que o homem não aparenta ter tido uma morte violenta. As autoridades acreditam que a morte do homem do Etna deve ter se dado entre os anos 70 e 90. A descrição oferecida pela polícia do corpo que levantou a suspeita que se trata-se do jornalista Mauro de Mauro, desaparecido em setembro de 1970 aos 59 anos. Mauro, assim como o cadáver encontrado, tinha uma má-formação na boca e nariz.

A descrição do corpo chamou a atenção da filha do jornalista, Franca De Mauro, que entrou em contato com as autoridades da Catânia. Entre as suspeitas do que pode ter acontecido com Mauro de Mauro está de que ele tenha sido assassinado pela Máfia italiana por ter informações acerca do atentado que matou Enrico Mattei, diretor da ENI, multinacional do petróleo italiana, em 1962.

Corpo encontrado em gruta do vulcão Etna pode ser de jornalista desaparecido há 50 anosMauro de Mauro desapareceu em 1970 enquanto investigava morte de Mattei – Foto: Divulgação

Mauro de Mauro desapareceu após sair de casa, no dia 16 de setembro de 1970. Na época, ele trabalhava fazendo pesquisas para o filme 'O Caso Mattei', lançado dois anos depois. Uma primeira investigação sobre a queda do avião de Mattei indicou que se tratava de um acidente, causado por uma falha mecânica. Outra investigação feita trinta anos depois, no entanto, indicou se tratar de um atentado a bomba.

Será feito um teste de DNA para verificar se o corpo encontrado é ou não o do pai de Franca De Mauro. No entanto, o jornalista é apenas uma das várias possibilidades investigadas pela polícia.

“Nesse momento, não estamos excluindo nada”, disse Pacetto ao Guardian.

Valedoitaúnas (O Globo)



banner
banner