Home - Geral - Coronavírus: veja as medidas anunciadas pelo governo do ES para...

Coronavírus: veja as medidas anunciadas pelo governo do ES para conter a pandemia

14 de março de 2020

Uma das previdências é a disponibilização de pelo menos 120 leitos de hospitais, na Grande Vitória, para tratamento de pacientes com Covid-19

Coronavírus: veja as medidas anunciadas pelo governo do ES para conter a pandemiaFoto: Arte/Folha Vitória

O governador, Renato Casagrande, anunciou na tarde de ontem (13), durante entrevista coletiva no Palácio Anchieta, em Vitória, que o Espírito Santo decretará situação de emergência em saúde pública em razão do surto de covid-19.

Além do decreto, que será publicado na próxima segunda-feira (16), Casagrande anunciou uma série de medidas. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e contará também com a participação de integrantes das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, Justiça, Segurança Pública e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Saúde

O Governo do Estado vai disponibilizar pelo menos 120 leitos de hospitais, na Grande Vitória, para tratamento de pacientes com Covid-19 (novo coronavírus). As vagas serão ofertadas em unidades de saúde na Serra, Vila Velha e Cariacica.

Segundo o governador, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, serão reservados 24 leitos de UTI e semi-intensivo para pacientes com o novo coronavírus.

Também na Serra, o Hospital Estadual Dório Silva está em obras para que sejam disponibilizados 36 leitos de UTI, reservados para pacientes com Covid-19, e 14 vagas individuais para isolamento dos pacientes. Na unidade, também serão disponibilizados 15 leitos de semi-intensivo.

Coronavírus: veja as medidas anunciadas pelo governo do ES para conter a pandemiaFoto: Divulgação

Em Vila Velha, o Hospital dos Ferroviários terá entre 15 e 30 leitos isolados. Já em Cariacica, o Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac) disponibilizará 40 leitos de retaguarda, para dar suporte ao sistema de saúde.

Além disso, no interior do Estado, três hospitais de referência contarão com leitos para pacientes com o novo coronavírus: Roberto Silvares, em São Mateus, Santa Casa de Cachoeiro e Silvio Avidos, em Colatina.

Educação

A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) acompanhará os possíveis casos da doença e trabalhará a conscientização nas escolas. De acordo com o assessor de Gestão Escolar da Secretaria de Educação (Sedu), Saulo Andreon, neste primeiro momento, a pasta trabalha no sentido de orientar os alunos e professores na questão preventiva. “A primeira ação é a informação e a orientação de procedimentos que são cruciais neste momento, e que estão ligados em ambientes escolares. Tais como o protocolo respiratório e não compartilhar objetos, por exemplo”, disse.

Andreon ainda explicou que os professores da rede estão trabalhando a orientação com base nas orientações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, as escolas foram orientadas a reforçarem a garantia de insumos de higiene pessoal nas unidades, como sabão e álcool em gel.

Coronavírus: veja as medidas anunciadas pelo governo do ES para conter a pandemiaFoto: Divulgação

Questionado sobre a possibilidade de cancelamento de aulas ou adiantamento das férias de julho, Andreon afirmou que ainda é cedo para tomar decisões desse tipo. “Não queremos nos precipitar com essas decisões. O momento é de monitorar, com base no que é passado pela Sesa. Temos acompanhado os boletins divulgado”, disse.

Com base nos índices de contágio e transmissão, a Sedu ainda leva em consideração que a faixa etária dos alunos não está entre a população de risco. Andreon ainda reforça a importância do trabalho da família, realizado em conjunto com a escola, para manter a tranquilidade e o cuidado com relação a doença.

Sistema prisional

Os presídios do Espírito Santo poderão contar com espaços reservados para abrigar detentos infectados pelo novo coronavírus. O objetivo é mantê-los em isolamento dos demais presos.

De acordo com o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Alessandro Ferreira de Souza, a medida faz parte de um protocolo validado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que passará a valer na próxima segunda-feira (16).

Coronavírus: veja as medidas anunciadas pelo governo do ES para conter a pandemiaFoto: Divulgação

“Esse protocolo versa sobre praticamente tudo dentro da nossa atividade, ou seja, desde a simples limpeza de veículos e espaços, até a destinação de lugares próprios para isolamento, se assim for necessário, de pessoas infectadas”, explicou o subsecretário.

“Através desse protocolo, a partir da próxima segunda-feira nós vamos atuar de forma bastante efetiva em cima dos visitantes, dos nossos servidores e da massa carcerária, conscientizando e, principalmente, alertando para que, em qualquer tipo de primeiros sintomas, nós possamos já submeter a pessoa ao exame e, principalmente, destinar espaços próprios, levar essas pessoas para esses espaços”, completou.

Valedoitaunas/Informações Folha Vitória



banner
banner