Home - Geral - Coronavírus: Espírito Santo vai publicar decreto de emergência na próxima...

Coronavírus: Espírito Santo vai publicar decreto de emergência na próxima semana

13 de março de 2020

Com o decreto, que será publicado no Diário Oficial de segunda-feira (16), uma série de medidas, em diversas áreas, serão tomadas para evitar a proliferação da doença no Estado e tratar os pacientes que forem infectados

Coronavírus: Espírito Santo vai publicar decreto de emergência na próxima semanaFoto: Divulgação

O Governo do Espírito Santo vai decretar situação de emergência em saúde pública, na próxima segunda-feira (16), em função do surto de coronavírus. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira (13).

Com o decreto, que será publicado no Diário Oficial de segunda-feira (16), uma série de medidas sanitárias, em diversas áreas, serão tomadas para evitar a proliferação da doença no Estado e tratar os pacientes que forem infectados.

Até o momento, o Espírito Santo teve dois casos confirmados, sendo que, em um deles, a pacientes já foi liberada do isolamento. Além disso, há 39 casos em apuração no estado e 48 foram descartados.

“Vamos nos preparar para o momento em que possa ter um número maior de pessoas infectadas pelo vírus. Isso pode acontecer e nós temos que estar preparados. Se a gente vai tomar medidas mais restritivas ou não, é o dia a dia que vai nos dizer. Pode ser que hoje a gente não tome, mas amanhã a gente tome essas medidas. A contaminação, muitas vezes, cresce de forma exponencial, geométrica, e isso exige um acompanhamento diário para que a gente tome as medidas. Mas algumas ações que significam investimento precisam ser tomadas já”, destacou o governador Renato Casagrande.

Entre as medidas está a criação de uma sala de situação de emergência, para acompanhar o avanço da doença. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e contará também com a participação de integrantes das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, Justiça, Segurança Pública e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) acompanhará os possíveis casos da doença e trabalhará a conscientização nas escolas. O mesmo trabalho será desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) dentro das penitenciárias do Estado.

Leitos

Além disso, serão feitos investimentos no atendimento de saúde. De acordo com o governador Renato Casagrande, o Estado reservou pelo menos 120 leitos para tratamento da doença ou como suporte. No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, serão reservados 24 leitos de UTI e semi-intensivo para pacientes com o novo coronavírus.

Também na Serra, o Hospital Estadual Dório Silva está em obras para que sejam disponibilizados 36 leitos de UTI, reservados para pacientes com Covid-19, e 14 vagas individuais para isolamento dos pacientes. Na unidade, também serão disponibilizados 15 leitos de semi-intensivo.

Em Vila Velha, o Hospital dos Ferroviários terá entre 15 e 30 leitos isolados. Já em Cariacica, o Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac) disponibilizará 40 leitos de retaguarda, para dar suporte ao sistema de saúde.

E no interior do Estado, três hospitais de referência contarão com leitos para pacientes com o novo coronavírus: Roberto Silvares, em São Mateus, Santa Casa de Cachoeiro e Silvio Avidos, em Colatina.

Casagrande também lembrou que as pessoas em grupo de risco, principalmente os idosos, devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para evitar serem infectados pelo coronavírus.

De acordo com o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, algumas cirurgias eletivas também podem ser suspensas para garantir o tratamento da doença. No entanto, segundo ele, a medida só será tomada casa haja alguma situação de emergência.

Ainda segundo a equipe do governo, eventos só devem ser cancelados no Estado caso haja transmissão local da doença. Mesmo assim, foi orientado que a população evite grandes aglomerações.

Valedoitaunas



banner
banner