Contarato visita a Câmara de São Mateus e defende democracia com foco no social
11 de abril de 2023Foto: Divulgação/Secom/CMSM
A Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, iniciou abril com a presença de um visitante ilustre o senador Fabiano Contarato, líder do PT no Senado Federal. Recepcionado pelo vereador presidente Paulo Fundão e pela vereadora primeira-secretária Ciety Cerqueira, Contarato utilizou a Tribuna Livre da sessão do dia 4 e reafirmou a defesa do estado democrático de direito e das causas sociais, incluindo as demandas do município de São Mateus.
Com a humildade e o espírito acolhedor que lhe acompanham, o senador petista lembrou que nasceu em Nova Venécia, filho de pai motorista de ônibus por 40 anos e de mãe semialfabetizada. Caçula de uma família de seis filhos, deixou o norte capixaba para morar em Vila Velha.
“Sempre estudei em escola pública. Sempre utilizei o SUS. Fiz faculdade com muita dificuldade. Passei no concurso para delegado. Me tornei professor na Universidade. Hoje estou como senador”, relatou Contarato.
Na mesma data, Contarato cumpriu agenda na cidade, inclusive no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CeunesUfes), campus que a sociedade regional quer ver transformado pelo Governo Lula na segunda universidade federal do Estado do Espírito Santo. De imediato, o senador declarou que apoia, enquanto líder do PT no Senado, a instalação de um Curso de Medicina no Ceunes. De acordo com ele, 91% dos estudantes de Medicina hoje no Estado estão em instituições privadas.
O senador argumentou que não há como filho de pobre pagar até R$ 10 mil de mensalidade num Curso de Medicina. Contarato entende que “passou da hora” de o poder público proporcionar um Curso de Medicina no campus federal de São Mateus.
O senador enfatizou que, por ter nascido e trabalhado como delegado no interior do Estado, terá sempre um olhar diferenciado pelas comunidades interioranas, procurando “saber onde estão precisando mais”.
CHEGA DE ÓDIO
Vítima frequente de ataques de criminosos em redes sociais, Fabiano Contarato reforça que “está na hora de o Brasil deixar de lado o ódio, a polarização”, conclamando a compreensão de que todos precisam estar do mesmo lado.
“Tenho certeza que todos os vereadores que estão aqui querem melhoria da qualidade de vida para o munícipe de São Mateus. Quer educação pública de qualidade, quer saúde pública de qualidade, quer geração de emprego e renda, quer redução da carga tributária. Quer efetivamente que os filhos daqueles que mais precisam tenham vez e voz”, complementou o senador.
Na defesa da Constituição, Contarato disse que a democracia é o melhor terreno para plantar e colher direitos. “A espinha dorsal do estado democrático de direito, que é a Constituição Federal, nós temos que estar vigilantes e defendendo a todo o momento”, conclamou.
“Eu vou morrer defendendo a democracia, vou morrer defendendo saúde pública de qualidade, geração de emprego e renda, para que tenhamos um Espírito Santo melhor, um País melhor, mas acima de tudo para que municípios como São Mateus, com a extensão que tem e com a grandeza que tem, seja cada vez mais valorizado”, complementou o senador da República.
Contarato lembrou que destinou para São Mateus, via emenda parlamentar, em torno de R$ 3,7 milhões em diversas áreas. Aos 11 parlamentares mateenses, o senador petista indicou parcerias. “Quero sempre estar aqui, sempre contando comigo. Independente de sigla partidária, a todos os vereadores que estão aqui, o meu gabinete está de portas abertas, tanto no Espírito Santo, quanto em Brasília. Podem contar comigo na efetivação desses direitos”.
ETERNA GRATIDÃO
Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Ao agradecer a presença do visitante ilustre, o presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, lembrou que em 2019 viu crescer ainda mais a sua admiração por Fabiano Contarato quando, ao chegar ao Senado durante a votação de um Projeto de Lei Complementar, foi prontamente acolhido em plenário e apresentado a todo o Brasil pelo senador capixaba.
“Pessoa simples, humilde, que pensa no Brasil, no Estado do Espírito Santo e nos nossos municípios”, disse Paulo Fundão. O vereador ainda elogiou e enviou agradecimentos à equipe de Contarato em Brasília, em especial aos assessores Roberto Carlos e Noeli. “Tenho certeza que muitos frutos virão deste mandato de Vossa Excelência. Receba o meu abraço, o meu carinho e a minha eterna gratidão, senador”, completou o presidente da Câmara de São Mateus.
Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Colega de partido do senador, a vereadora Ciety Cerqueira disse que estava emocionada com tanta humildade e tanta gratidão da parte de Fabiano Contarato. Ela reafirmou confiança que o senador engrossa a luta pela instalação do Curso de Medicina no Ceunes e pela permanência da Petrobras em São Mateus e no norte capixaba.
Na ocasião, a convite da vereadora, o coordenador estadual do Fórum Forró de Raiz e presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Mateus, Isnaldo Pereira, entregou um documento com demandas ao senador.