Home - Economia - Consumo de energia na indústria tem maior alta desde abril...

Consumo de energia na indústria tem maior alta desde abril de 2018

02 de novembro de 2020

Avanço do setor garantiu o 2º aumento consecutivo do consumo total de energia elétrica no Brasil, aponta EPE

Consumo de energia na indústria tem maior alta desde abril de 2018Setor metalúrgico foi o que mais aumento consumo – Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Todas as regiões brasileiras registraram alta no consumo de energia elétrica em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o que não acontecia desde novembro de 2019, segundo a Resenha Mensal publicada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A indústria teve a maior alta de consumo de energia elétrica em setembro desde abril de 2018 (5,7%), puxada principalmente pelo setor metalúrgico (8,5%).

O setor industrial ainda não conseguiu, no entanto, recuperar as perdas causadas pela redução da atividade em meio à pandemia do novo coronavírus, acumulando nos nove primeiros meses queda de 3,3% comparada ao mesmo período do ano passado.

O avanço garantiu o segundo aumento consecutivo do consumo total de energia elétrica no País, da ordem de 2,6%, atingindo 40.227 gigawhatts-hora (Gwh). Entre as regiões, a Norte se destacou em setembro, com alta de 4,9% no consumo, seguida da região Sul, 3,5%; Nordeste, 2,9%; Sudeste, 2,2%; e Centro-Oeste, 0,9%.

O mercado livre continua subindo com força (9,3%), depois de já ter crescido 5,6% em agosto e 1,5% em julho, na contramão do mercado cativo, representado pelas distribuidoras, em queda de 0,8% em setembro, depois de já ter perdido 0,9% em agosto e 3,2% em julho.

O consumo residencial de energia cresceu pelo terceiro mês consecutivo (7,6%), resultado da soma do aumento das temperaturas, maior aquisição de aparelhos eletrodomésticos, e o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. O segmento acumula alta de 3,3% de janeiro a setembro na comparação anual.

Já o comércio continua registrando queda no consumo de energia, de 8% em setembro, mantendo o impacto negativo causado pela pandemia no setor e acumulando redução de 11,2% de janeiro a setembro. De maneira geral, o consumo de energia elétrica brasileiro acumula queda de 2,6% até setembro e de 1,4% nos últimos 12 meses, informou a EPE.

Valedoitaúnas/Informações R7



banner
banner