Home - Economia - Consórcio vencedor do projeto de descomissionamento apresenta oportunidades de contratação...

Consórcio vencedor do projeto de descomissionamento apresenta oportunidades de contratação de empresas capixabas

12 de novembro de 2020

Consórcio vencedor do projeto de descomissionamento apresenta oportunidades de contratação de empresas capixabasFoto: Reprodução

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) se reuniram, nesta quinta-feira (12), com a Triunfo Logística, empresa que faz parte do consórcio que venceu a licitação da Petrobras para executar o primeiro processo de descomissionamento offshore de plataforma de petróleo do Brasil, para conhecer possíveis demandas por produtos e serviços do consórcio.

O encontro virtual contou com a participação de parceiros do Governo do Estado na criação de oportunidades de negócios para empreendedores regionais: Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa faz parte do programa da Sedes para promover a retomada econômica e minimizar os impactos na economia causados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Além do foco nos fornecedores, também temos interesse na geração de empregos. Ao ofertar oportunidades de negócios à cadeia produtiva, a Sedes pretende tornar as empresas capixabas mais competitivas, visando ao desenvolvimento econômico e social do Estado”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip.

A assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, que coordenou o encontro, afirmou que o objetivo é mostrar que o Espírito Santo tem fornecedores qualificados, e que a cadeia produtiva é forte e o Estado é competitivo.

“É importante conhecermos as demandas e exigências de qualidade do Consórcio e a partir daí, junto com os nossos parceiros, estimular a capacitação das empresas capixabas interessadas em realizar negócios com este segmento. A Secretaria vem tendo uma atuação decisiva no mercado de Petróleo e Gás, tendo contribuído com a regulamentação do sistema de descomissionamento de plataformas de petróleo no País e com uma atuação determinante junto ao Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) para o fortalecimento desta cadeia produtiva”, afirmou Fabrine Schwanz.

Para um dos representantes do consórcio, Gustavo Carvalho, conhecer as empresas do Estado é uma chance excepcional, já que o processo de descomissionamento será longo e exigirá disciplinas diversas.

Outro representante do consórcio, Rodrigo Saavedra, informou que as empresas integrantes do grupo já definiram duas campanhas de trabalho. “A primeira já está em andamento e deve seguir até o final de fevereiro com atividades de preparo da plataforma. É interessante conhecer o catálogo de fornecedores capixabas. Inicialmente, já estamos utilizando apoio local na região de Santa Cruz e conhecer novos fornecedores otimizará as atividades que já estão planejadas durante a segunda campanha em março, que terá duração de 30 dias, para retirada da plataforma. Estamos reunindo todas as forças para deslanchar o processo”, destacou Saavedra.

Neste primeiro momento, as demandas do consórcio serão listadas e apresentadas. Em breve, a Sedes e seus parceiros, Findes e Sebrae, vão organizar uma rodada de negócios que deve ser programada para o mês de dezembro com a finalidade de promover o networking entre os interessados, além de capacitar possíveis pequenos negócios para que possam oferecer seus serviços e produtos.

A rodada de negócios será transparente e célere. Cada fornecedor participante terá 10 minutos para apresentar seu produto ou serviço e as conversas contarão com o apoio de um moderador. O representante da Findes e analista de negócios do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, Elimar Lorenzon, ressaltou que as empresas de fora do Estado terão acesso a um catálogo de fornecedores com informações de 600 empresas capixabas ligadas ao segmento de petróleo e gás.

Também participaram da reunião representantes da Sedes, Guilherme Coelho; Fernanda Orletti; e Mayara Lamberti; do Sebrae, Ana Karla Vitório Macabu; e o Estevão Mascarenhas Zamprogno da Findes.

Fórum Capixaba de Petróleo e Gás

Criado em 2013 para articular e apoiar as ações das organizações que atuam no Estado, visando a aproveitar as oportunidades para gerar negócios, empregos, inovação e desenvolvimento com sustentabilidade dentro do setor de Petróleo e Gás, destacando as potencialidades e competências do Espírito Santo.

A governança do FCP&G é exercida por um Comitê Estratégico constituído pela Sedes, Petrobras, Shell, Equinor (ex-StatOil), Prysmian e Findes, que é responsável pela coordenação executiva.

Valedoitaúnas



banner
banner