Congelar pão o deixa mais saudável e evita desperdícios, segundo expert
19 de junho de 2025Além de aumentar a durabilidade, o congelamento mantém o pão livre de mofo, reduz aditivos e ajuda no controle de porções
Segundo a nutricionista, armazenar o pão francês em temperaturas mais baixas pode reduzir seu índice glicêmico - Foto: Getty Images
Congelar o pão pode ser uma estratégia simples e eficaz para preservar a qualidade, reduzir o desperdício e até torná-lo mais saudável. A nutricionista Cibele Santos explica que o congelamento evita a oxidação dos nutrientes, algo comum quando o pão é armazenado em temperatura ambiente. “Ele mantém as propriedades nutricionais por mais tempo, além de prevenir a formação de fungos e bactérias”, destaca.
Outro ponto positivo está no controle das porções. “Quando o pão é congelado em fatias, a pessoa pode retirar apenas o que for consumir. Isso evita o consumo exagerado e o desperdício de alimento”, afirma Cibele.
Além disso, pães congelados logo após o preparo dispensam conservantes, o que os torna mais saudáveis em comparação com os industrializados.
Para congelar corretamente, a dica é embalar bem - usando papel alumínio ou sacos específicos para freezer - e identificar a data em que o quitute foi para o congelador. “O ideal é consumir o pão em até três meses, mas a melhor qualidade está nos primeiros 30 dias”, recomenda.
Na hora de descongelar, vale optar pelo descongelamento natural para manter a textura e os nutrientes. “Se quiser o pão mais crocante, leve ao forno por alguns minutos”, sugere a nutricionista. Micro-ondas também é uma opção, embora possa afetar a textura.
Estratégia para diminuir o índice glicêmico do pão francês
Segundo a nutricionista, congelar o pão francês pode ajudar a reduzir seu índice glicêmico. Isso ocorre porque, ao ser reaquecido após o congelamento, o amido presente no pão é digerido mais lentamente pelo organismo.
(Fonte: Metrópoles)