Home - Geral - Conferência da Pessoa Idosa reúne representantes de 75 municípios do...

Conferência da Pessoa Idosa reúne representantes de 75 municípios do Espírito Santo

16 de outubro de 2025

Conferência da Pessoa Idosa reúne representantes de 75 municípios do Espírito SantoFoto: Divulgação

Acontece até sexta-feira (17), em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento reúne 297 delegadas e delegados eleitos nas conferências municipais, regionais e temáticas representando 75 municípios do Estado.

A Conferência é preparatória para a edição nacional que acontece entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília (DF). Organizada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI) com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o objetivo é promover a participação social, identificar o envelhecimento plural e propor ações de equidade para defesa, promoção e proteção e da cidadania da pessoa idosa.

A grande participação no evento é resultado da mobilização do CEDDIPI com as prefeituras para realização das conferências municipais, regionais e temáticas onde foram aprovadas propostas e eleitos os representantes para o evento estadual. Ao final do encontro, que acontece no Hotel Ecos da Floresta, serão definidas as propostas que serão apresentadas pelas delegadas e delegados capixabas no evento nacional.

Com uma grande articulação do CEDDIPI e da SEDH com os municípios e diversos setores da sociedade, a edição estadual da conferência reúne representantes de quase a totalidade dos municípios capixabas. “Muito bom acompanhar o trabalho que o CEDDIPI vem realizando, buscando ouvir a sociedade capixaba e juntos buscarmos avanços na promoção e defesa dos direitos desta importante parcela da população em nosso Estado”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento iniciou com a palestra da assistente social e Mestre e Doutora em Política Social pela UnB, especialista em Gerontologia Social pela Universidade de Madri, Albamaria Paulino de Campos Abigail.

Participaram da cerimônia de abertura da Conferência Estadual o presidente e a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Renato Pazito e Marta Nunes do Nascimento; o representante do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Carlos Eduardo Santos; a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Tereza Cristina Nascimento; e a promotora Luciana Almada representando o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Comenda

Ainda na cerimônia de abertura aconteceu a solenidade de entrega da Comenda Flor de Lótus, criada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI). Foram homenageadas cinco pessoas. O objetivo da comenda é homenagear pessoas que contribuíram para a defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa no Espírito Santo.

Foram homenageados Paulo Roberto Gomes de Lima, que fez parte da primeira gestão do CEDDIPI e sempre participa das atividades; Augusta Isabel Scárdua, conselheira que ocupou a presidência do CEDDIPI por três mandatos;  Regina Ângela Viana Mesquita, médica geriatra; pioneira no Espírito Santo na defesa e na promoção dos direitos das pessoas idosas, Albamaria Paulino de Campos Abigail; que tem uma trajetória marcada na construção de políticas para a pessoa idosa e Marta Nunes do Nascimento, militante na causa da pessoa idosa desde 1991, atual vice-presidenta do CEDDIPI e que vem, contribuindo para a efetivação dos direitos da pessoa idosa no Estado, participando desde a discussão da Lei Estadual nº 5.780/1988, da instalação do CEDDIPI e da organização das Conferências Estaduais. Atuou como presidente do CEDDIPI em duas gestões.



banner
banner