Conceição da Barra registra 4 novos casos do novo coronavírus
26 de maio de 2020Nesta terça-feira (26), o município também registrou a segunda cura de paciente contaminado pela doença
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, confirmou na tarde desta terça-feira (26) quatro novos casos do novo coronavírus (covid-19) no município. Os pacientes são moradores do Distrito de Braço do Rio.
Com isso o número de casos confirmados subiu para 9, e 2 pessoas estão curadas da doença.
Conceição da Barra contabiliza até esta quarta-feira (26) um total de 50 casos notificados, sendo 29 descartados, 12 suspeitos e 09 confirmados, dentre os quais já foram registradas duas curas.
Dos novos casos confirmados, 2 são homens com idades de 56 e 57 anos. Ao apresentarem os sintomas compatíveis com a doença, conforme critérios definidos em nota técnica do Ministério da Saúde, os pacientes passaram pelo teste rápido realizado pelos profissionais de saúde do município, confirmando a contaminação.
As outras duas pacientes são do sexo feminino, com idade de 42 e 81 anos. Ambas moradoras do Distrito de Braço do Rio, também manifestaram sintomas e passaram por teste rápido, tendo resultado positivo para o novo coronavírus.
Os quatro novos casos ainda não foram somados ao total do Estado e devem ser incluídos na próxima atualização do painel de acompanhamento da Secretaria de Estado da Saúde.
A Prefeitura de Conceição da Barra reitera à comunidade que só saia de casa em caso de extrema necessidade e lembra que o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório em todo o território municipal.
As medidas de higienização das mãos e de superfícies também devem ser reforçadas e a aglomeração popular continua proibida.
Coronavírus
A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a etiqueta respiratória:
- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
- Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
- Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.
Valedoitaúnas