Conceição da Barra monitora danos ambientais no rio Itaúnas, após acidente com carreta carregada com óleo lubrificante
06 de junho de 2020Carreta carregada de óleo lubrificante tombou sobre a ponte, na divisa entre os municípios de Pinheiros, Pedro Canário e Conceição da Barra, derramando óleo no local – Foto: Divulgação/Facebook
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente, acompanhada pela Gestão Municipal de Seguranças e Defesa Civil, realizou, na tarde da última quinta-feira (4), uma vistoria conjunta para avaliação e monitoramento dos danos ambientais sobre o Rio Itaúnas, logo após um acidente rodoviário ocorrido na BR-101.
Uma carreta carregada de óleo lubrificante tombou sobre a ponte da divisa entre os municípios de Pinheiros, Pedro Canário e Conceição da Barra, causando interdição parcial de rodovia em função de tombamento de veículo e derramamento da carga.
O setor de acidentes ambientais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi acionado e por se tratar de atividade de impacto intermunicipal, lavrou dois Autos de Infração contra a empresa responsável pela carga que imediatamente acionou serviços técnicos e operacionais especializados para realização da limpeza e descontaminação das áreas impactadas.
Empresa recolheu parte do óleo derramado – Foto: Divulgação/Facebook
Apesar dos danos constatados no momento da vistoria, acredita-se que será importante e necessário o monitoramento do corpo hídrico afetado para avaliar novas medidas de reparação ambiental que serão cobradas à empresa responsável.
A maior preocupação é os resíduos chegarem no Parque Estadual de Itaúnas, o que poderia causar significativo danos ambientais nessa área especialmente protegida.
Valedoitaúnas