Conceição da Barra já imunizou 69% dos idosos contra a influenza
27 de março de 2020Foto: Divulgação
A Prefeitura de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Imunização vem realizando desde o último dia 23 a vacinação de idosos, de 60 anos acima. A imunização acontece nas Unidades de Saúde do Centro da cidade e em Santana, na Sede do município, nos distritos de Itaúnas e Braço do Rio e localidade de Sayonara.
A imunização acontecerá até o dia 22 de maio, sendo 9 de Maio o dia “D” de mobilização nacional.
Conforme definição do Ministério da Saúde, a campanha será realizada por fases, sendo o período definido pelas características dos grupos: os idosos, que tem maior risco de sofrer com os sintomas do coronavírus estão sendo imunizados primeiro.
Trabalhadores da saúde também estão recebendo a vacina, face ao risco de entrarem em contato com ambos os vírus – gripe e COVID-19 – e transmiti-los a pessoas já fragilizadas e que estão em ambientes hospitalares.
A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril quando serão vacinados doentes crônicos, professores das redes pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A Coordenação Municipal de Imunização informou que os idosos estão sendo vacinados em domicílio, à proporção em que o município recebe a vacina. O Ministério da Saúde envia as doses por remessas, conforme cronograma pré-definido, mas só divulga as datas das remessas depois que o laboratório produtor da vacina efetua a entrega dos lotes.
Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou o relatório parcial da campanha de vacinação contra a influenza e o município de Conceição da Barra já conseguiu imunizar 70% dos trabalhadores da saúde e 69% dos idosos.
Valedoitaunas